Nos últimos tempos, muito tem se falado a respeito de Business Intelligence (BI). Afinal, existe hoje no mercado uma grande variedade de ferramentas de BI, capazes de propiciar um leque de possibilidades para as mais variadas operações e processos dentro de uma empresa.

Mas ainda se questiona o quanto esse conceito se aplica, efetivamente, no cotidiano organizacional. Então, deseja descobrir quais são as vantagens das ferramentas de BI? Pois é disso que trataremos neste artigo! Continue lendo para saber mais:

1. Maior capacidade de percepção de erros

O dia a dia de uma instituição é repleto de atividades, processos, planejamentos, estratégias, entre outras coisas. No decorrer dessas operações, naturalmente, algumas práticas, números e erros podem acabar não sendo notados.

O resultado disso é a criação de gargalos que, continuamente, sugam os recursos da empresa, trazendo prejuízos financeiros e impedindo novos investimentos.

Pois, diante disso, as ferramentas de BI permitem uma análise mais completa e cruzamentos de dados muito mais profundos, permitindo um filtro mais apurado e ampliando a capacidade de percepção de falhas.

2. Prevenção de fatores externos

Toda a movimentação que ocorre no ambiente externo ao negócio — o funcionamento do mercado, as tendências de consumo, as condições gerais da economia, os índices financeiros — enfim, tudo isso foge ao controle da companhia. Contudo, ao aplicar os conhecimentos e instrumentos do Business Intelligence, é possível, ao menos, prever esses fatores.

Assim, com uma base sólida e precisa de informações, torna-se bastante viável tirar proveito de acontecimentos futuros e ter impactos mais positivos, aproveitando-se ao máximo as oportunidades da forma como elas se apresentam.

3. Acompanhamento da experiência do cliente

Há organizações que ficam perplexas tentando compreender por que conquistaram ou perderam clientes. E, sem sabê-lo, não conseguem controlar esses fatores. Mas, com o auxílio das ferramentas de BI, é possível minerar dados relacionados à venda e, igualmente, ao pós-venda.

Dessa forma, consegue-se averiguar os pontos fracos, que demandam melhorias (seja no atendimento, nos instrumentos usados nas transações, na conduta dos vendedores, entre outros). E monitorar esses elementos ajuda a garantir uma boa experiência para a clientela.

4. Auxílio à estratégia de marketing

As ferramentas de Business Intelligence também ajudam a potencializar as estratégias de marketing no trabalho de diagnosticar quais são as ações, formatos, nichos, público-alvo etc., de forma a usar os recursos humanos e financeiros com mais inteligência nas campanhas. E gerando, assim, resultados mais satisfatórios para o negócio.

5. Maior competitividade

Por fim, uma das maiores vantagens das ferramentas de BI é que elas deixam o negócio muito mais competitivo, ao permitirem a elaboração de avaliações externas e internas mais completas e precisas. Além disso, ajudam na tomada rápida de decisões e na implementação de uma estratégia de marketing mais eficiente.

Bom, depois de tudo isso, podemos dizer o BI ajuda, sim, na gestão da empresa como um todo, aumentando de forma considerável os seus níveis de produtividade.

E, para garantir ainda melhores resultados e performance, também vale a pena ainda procurar uma empresa especializada nesse ramo! Então, se gostou deste texto sobre as vantagens das ferramentas de BI, aproveite para entrar em contato conosco!