Desde que a Microsoft lançou o Dynamics 365 há dois anos, o mercado ganhou uma ferramenta poderosa de ERP e CRM, trazendo mais automação e Business Intelligence para dentro da administração de um negócio.

Mas tantos recursos acabaram trazendo um “problema bom” para CEOs no mundo todo: muitos acabam sem descobrir algumas funcionalidades interessantes da plataforma e perdem a oportunidade de aproveitá-la ao máximo.

Será que esse é o seu caso? Venha descobrir 8 funções do Dynamics 365 que você já deveria estar usando!

1. Integração do Dynamics 365 com o LinkedIn

Vamos começar por uma funcionalidade muito poderosa e subutilizada, principalmente para empresas B2B: a capacidade de integrar nativamente o LinkedIn ao Dynamics 365.

Com essa integração, é possível aliar os dados coletados e gerenciados pelo Dynamics para uma busca de leads mais focada e precisa na rede profissional. Você encontra os clientes certos e pode investir seu esforço de atração em quem tem mais chance de conversão.

Além das empresas perfeitas para vender seu produto ou serviço, pelo próprio CRM você descobre a pessoa certa para entrar em contato e iniciar um relacionamento. E mais: o setor comercial ganha tempo e sua chance de ganhar um novo cliente aumenta consideravelmente.

Lembre-se: esse serviço de descoberta de leads ainda é pago dentro do LinkedIn. Contudo, como a própria Microsoft é dona dos dois serviços, acredita-se que em breve essa busca também será integrada à licença do Dynamics 365.

2. SLA

Talvez você não saiba, mas é muito fácil gerenciar SLAs nativamente pelo Dynamics 365. É possível configurar ocorrências individualmente para emitirem alertas sobre o cumprimento ou não de cada uma. Definidos prazos e atividades necessárias em uma ocorrência de qualquer tipo, o próprio sistema avisa todos os profissionais envolvidos quando a um estouro de tempo ou alguma meta não atingida.

A ferramenta é tão útil que você pode aproveitá-la inclusive em outras entidades, como contas, contatos, oportunidades, cotações, pedidos e faturas.

No caso de um lead, por exemplo, é possível identificar o acesso daquele cliente em potencial no seu site e configurar automaticamente um prazo para contato e qualificação. Esse fluxo de alertas agiliza processos de CRM e pode aumentar — e muito! — a eficiência da empresa na hora de converter.

3. Ferramenta de pesquisa – Voice of the Customer

Existem outras ferramentas poderosas para lidar com clientes e melhorar seu relacionamento. Uma dessas é um módulo adicional gratuito para o Dynamics 365 chamado Voice of the Customer.

Com ele, o CRM ganha funcionalidades similares com os melhores serviços de criação e gerenciamento de pesquisas — como o Survey Monkey. Além de facilitar a coleta de dados sobre satisfação de clientes, essas informações, integradas ao próprio Dynamics e mantidas no histórico de relacionamento do cliente, podem gerar novas ações, insights e oportunidades.

4. Monitoramento das interações dos clientes via e-mail

Outra ferramenta do Dynamics que pode eliminar a necessidade de mais um serviço pago em separado é o monitoramento dos e-mails enviados para o cliente em todas as etapas do funil.

O software acompanha todas as interações para saber quando o e-mail foi aberto, qual link foi clicado, quais anexos foram visualizados, etc. Essas informações são coletadas e geram  um relatório de forma automatizada sobre tudo o que cada cliente fez com as mensagens recebidas. E você ainda pode executar workflows automáticos para os clientes que clicaram, visualizaram ou que não interagiram com a mensagem.

5. Acompanhamento automático de e-mails relacionados

Além de monitorar como o cliente recebe e interage com os e-mails da sua empresa, sabia que também é possível gerenciar seu contato direto com ele sem se perder na caixa de entrada?

O Dynamics 365 é capaz de organizar e relacionar todos os e-mails que a empresa recebe em um modelo mais eficiente. Ele reúne todas as mensagens de cada cliente em um fluxo único. Isso significa ter um histórico orgânico de seu relacionamento, o que ajuda a encontrar uma mensagem específica com muito mais agilidade ou direcionar questões para o departamento certo — que vai atender e satisfazer aquele lead com mais sucesso.

6. Insights de relacionamento

Além de uma ajuda poderosa para o relacionamento da empresa com seus clientes, o Dynamics ainda pode ser a ferramenta que você precisa para integrar BI e CRM. A plataforma conta com uma inteligência capaz de oferecer insights sobre a melhor forma de abordar clientes em busca de novas oportunidades e o fortalecimento de laços com leads fidelizados.

Essas sugestões são apresentadas como cartões que te avisam sobre datas importantes, reuniões próximas, contatos que devem ser feitos naquele dia e até informações dentro de e-mails que podem ter passado desapercebidas.

Com mais esse aliado na gestão de relacionamento, é muito mais fácil e barato atrair e manter novos leads.

7. Sugestões de vendas

Você também não precisa mais de um processo separado que gerencie as estratégias de upselling e crosselling — o próprio Dynamics 365 é capaz de gerenciar essa etapa importante das vendas.

O CRM tem ferramentas exclusivas para a configuração de produtos relacionados àqueles que você pretende vender como carros-chefes. A equipe de vendas ganha mais recursos para fazer sugestões de produtos ou serviços adicionais dentro do próprio fluxo de CRM que está seguindo.

8. Customer insights

Por último, um recurso novo do Dynamics 365 e que tem muito potencial. A ferramenta promete analisar automaticamente o perfil de hábitos e comportamento de cada cliente para dar insights sobre como lidar com ele. São sugestões sobre onde o lead se encontra em sua jornada, quais as melhores oportunidades de contato e a hora certa de vender.

A ferramenta apresenta essas informações de forma gráfica em um menu bastante customizável, simples de entender e com insights impressionantes. É o tipo de recurso que fará diferença para qualquer negócio que busca a ponta do mercado daqui para a frente.

Você não conhecia o Customer Insights ou outros itens dessa lista? Essa é a importância de contar com uma parceira especializada, que esteja por dentro das maiores novidades do Microsoft Dynamics 365 e que seja capaz de te ajudar a aproveitar ao máximo o potencial de um bom CRM.

Que tal então sair na frente e começar a utilizar todas essas funcionalidades? Entre em contato agora com a Trinity! Podemos entender o seu negócio e apontar as melhores estratégias para garantir uma gestão automatizada de sucesso.