Destacar-se no mercado é o objetivo de qualquer empresa e, o que antes parecia ser algo distante e exclusivo das megacorporações, pode ser a solução para a sua organização. A utilização de um software de BI para pequenas empresas tornou-se algo cada vez mais comum.

Mas, afinal, como o BI pode ajudar o negócio a crescer e se destacar entre tantos concorrentes? No artigo de hoje, responderemos a esta e outras perguntas, então, separe um tempo e boa leitura!

O que é Business Intelligence?

Também conhecido como BI, o Business Intelligence consiste em um conjunto de técnicas para coletar e organizar os dados vindos de ferramentas de infraestrutura, aplicações operacionais e demais fontes internas ou externas, a fim de proporcionar o monitoramento em tempo real e a análise estratégica do negócio.

Para as pequenas empresas, ele possibilita melhorar processos e tornar a tomada de decisões algo mais assertivo, pois ela será embasada em dados e não em achismos ou intuição, que também são importantes, mas que estão no campo do intangível.

Por que investir em soluções de BI?

Independentemente do tamanho de uma empresa, todas elas tem o mesmo objetivo: crescer e se destacar no mercado. Contudo, a concorrência está cada vez mais acirrada, exigindo um planejamento impecável, respostas rápidas a falhas e estratégias ágeis que possam ser mensuradas e tragam o retorno esperado.

Ainda existem muitas organizações que têm levam muito tempo gerando relatórios, esperando o mês acabar para consolidar o fechamento e, neste meio tempo, decisões são tomadas com base nos palpites dos gestores. Além de muito morosa, esse tipo de gestão é um tanto arriscada.

Quer crescer, melhorar sua gestão e se destacar no mercado? Então você precisa investir em ferramentas e soluções de BI para pequenas empresas.

Quais os benefícios para as PMEs?

Mas, afinal, quais são os reais benefícios de se utilizar o BI? Veja abaixo algumas vantagens que seu negócio terá.

Melhoria na gestão empresarial

Uma solução de BI possibilita a melhoria de cada etapa da gestão de sua empresa, incluindo os recursos humanos, controle financeiro e ajustes nos processos internos, identificando gargalos e falhas na comunicação.

Simplificação de decisões estratégicas

Uma vez que você tem todas as informações sobre sua companhia reunidas e organizadas, você conseguirá avaliar diversas situações e tomar as decisões da maneira mais assertiva possível. Com a definição dos KPIs adequados, o processo se torna mais seguro.

Otimização dos controles internos

A ausência, morosidade e não automação de controles internos é uma grande abertura para a empresa ter prejuízos constantes. Por meio de uma solução de BI, é possível acompanhar em tempo real o resultado das operações de vendas, estoque, financeiro, logística, produção, trazendo mais inteligência e rapidez na tomada de decisões.

Como implantar o BI para pequenas empresas?

Primeiro, é preciso avaliar quais são as demandas atuais. Se você não trabalha com sistemas digitais, antes de pensar em implantação de uma solução de BI, você precisa modernizar a organização e se preparar para a Era da Transformação Digital.

Diferentemente do que muitos pensam, implantar BI para pequenas empresas não é algo tão caro ou tão complexo de se operar, muito pelo contrário.

Tudo o que você precisa fazer é escolher a solução que atende às suas necessidades, as origens dos dados a serem analisados e definir quais serão as métricas que deverão ser acompanhadas para mensurar a efetividade de cada processo ou ação.

Atualmente, existem soluções com bom custo-benefício, muito fáceis de se operar e que oferecem exatamente o que sua companhia precisa. É o caso do Power BI, a ferramenta de business intelligence da Microsoft que está revolucionando o mercado com seu baixo custo de licença e facilidade de implantação.

Ainda está em dúvida se o BI é para sua empresa? Faça o download do Power BI e descubra o que ele pode fazer por você!