O termo Business Intelligence muitas vezes é associado a uma ferramenta restrita para grandes empresas, inacessível, portanto, a médios e pequenos empreendedores. Embora seja de fato um instrumento sofisticado, a introdução de BI está cada vez mais ao alcance dos mais variados segmentos e de distintos portes empresariais.

O resultado para quem o aplica não poderia ser melhor: otimização de recursos e identificação de excelentes oportunidades de negócios. Neste post, você vai entender que o conceito e a aplicação de Business Intelligence são bem menos complexos do que você imagina. Boa leitura!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence — também conhecida pela sigla BI — significa inteligência de negócios. Trata-se dos processos que reúnem, organizam, analisam, monitoram e compartilham grandes volumes de informações que fornecem uma base para a tomada de decisões da empresa.

As fontes de análises desses dados podem ser as mais variadas. A coleta inicia no conjunto de informações abrigadas pela própria organização e avança para números da indústria, para as características dos clientes, as tendências culturais e as pressões competitivas.

Assim, o BI pode servir para que a organização busque novas oportunidades de negócios, bata metas, aumente o faturamento e conheça de forma mais profunda o cliente, entre tantas utilidades.

O que uma ferramenta de BI oferece?

Uma ferramenta de Business Intelligence oferece à empresa análise rápida de uma vasta gama de informações complexas que, aparentemente, poderiam não ter relação uma com a outra.

Por exemplo: imagine uma cadeia de supermercados e a quantidade de informação produzida a cada minuto por essa rede. O entrelaçamento desses dados indica a relação entre produtos vendidos e, assim, contribui para que o gerente da loja planeje a melhor disposição dos produtos nas gôndolas. Isso é possível por meio de um software de BI.

Ou um fabricante de refrigerantes que deseja ganhar novos mercados. Com a ferramenta, a partir do cruzamento de informações de venda, estoque, logística e de outros dados relevantes é possível identificar, por exemplo, que uma área está vendendo menos por problemas de abastecimento.

Dessa forma, o administrador poderá agir para solucionar a dificuldade e potenciar os ganhos da empresa.

Quais as vantagens para a empresa?

Uma empresa que introduz em seu dia a dia um software de Business Intelligence consegue avançar em diversos pontos da sua administração. Confira:

Melhora a gestão empresarial

Ao disponibilizar dados e análises de maneira simples e de fácil compreensão, a ferramenta de BI possibilita que o gestor tenha em suas mãos informações confiáveis para a tomada de decisão. Essa agilidade permite ajustes imediatos quando algo estiver errado.

Dá suporte a decisões estratégicas

Estratégias de crescimento ruins podem iniciar em falta de informações ou em dados equivocados. Com um software de Business Intelligence, a confiabilidade das informações é alta e o administrador poderá decidir a partir de um panorama completo do negócio. O monitoramento da estratégia também é simplificado.

Aprimora o controle do estoque

Muitas empresas perdem ou deixam de ganhar dinheiro devido à falta de controle de estoque. Uma ferramenta de BI permite observar com precisão a quantidade de mercadorias armazenadas. Assim, é possível saber o que está em excesso e o que está em escassez. Esses dados podem motivar a alteração de processos e o corte de despesas desnecessárias.

O Business Intelligence, quando bem aplicado, traz melhorias para diversas áreas da empresa. A ferramenta pode ser decisiva para cortar despesas e tornar o negócio muito mais competitivo.

Já imaginou como uma ferramenta de Business Intelligence pode melhorar os processos na sua atividade? Entre em contato com a Trinity! Temos a solução que vai se ajustar direitinho à realidade do seu negócio.