Quando os resultados de marketing não são mensurados, ou são de forma superficial é impossível analisar o retorno financeiro. As empresas tendem a parar de investir nestas ações, mesmo que elas sejam eficazes.

Já se foi o tempo em que o departamento de marketing trabalhava suas ações sem saber ao certo como comprovar os resultados obtidos em cada ação. Atualmente, quem não tiver conhecimento sobre como entregar o ROI de campanha de marketing estará fadado a perder cada vez mais verbas.

Mas você sabe o que é o ROI? Sabe como calculá-lo e compreender seus resultados? Ainda não? Então este post foi feito especialmente para você! Venha com a gente e descubra como essa prática é fundamental.

O que é ROI?

Do inglês Return on Investment ? Retorno sobre o investimento ? ROI significa identificar qual foi o retorno obtido de determinada ação em relação ao investimento realizado.

Apesar de parecer algo muito complicado, calcular o ROI de ações de marketing é mais fácil do que se imagina: tudo o que você precisa é ter os dados e informações das ações e campanhas devidamente organizados e estruturados.

Esse é o primeiro passo para se realizar o cálculo de forma assertiva, pois qualquer investimento realizado e não registrado afasta seu resultado do cenário real. Com todas as informações em mãos, vamos aprender a calculá-lo.

Como calcular o ROI

Para realizar esse cálculo, você precisa levantar todos os investimentos em uma determinada campanha (Google AdWords, Facebook Ads, e-mail marketing, participação em feiras, etc.) e somá-los, para se chegar ao valor real do investimento total.

O segundo passo é levantar quais foram os retornos obtidos com cada investimento. Nesse ponto, é importante ter em mente que os resultados dependem do objetivo de cada campanha.

O objetivo final de uma campanha de marketing é sempre a venda, sim, mas outros, como a aquisição de leads, o aumento de visibilidade ou o aumento de tráfego em seu site também são resultados dos esforços de marketing.

Vamos ao cálculo:

ROI = (Retorno obtido – investimento) / investimento

Para ilustrar melhor o cálculo, imaginemos que sua empresa investiu um total de R$ 20 mil em uma campanha de marketing digital (consultoria + anúncios + gestão), com o objetivo de atrair mais empresas para seu site e, consequentemente, gerar mais vendas. Por meio dela, vieram 500 mil visitas, que resultaram em 13 mil compras de clientes individuais, o que rentabilizou R$1 milhão em receita. Está claro que o investimento deu retorno, não é? Mas qual foi ele? Vamos calcular:

ROI = (500.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 980.000 / 20.000

ROI = 24

Então, para cada R$ 1,00 investido, a empresa obteve um retorno de R$ 24,00, ou seja, 2.400%. Mas isso não é tudo, veja só!

Como analisar os resultados?

O que vimos foi apenas um dos muitos resultados que podemos obter ao se utilizar essa técnica. Para complementar o ROI de campanhas de marketing, é importante calcular, ainda, outros indicadores de resultados, como o custo de aquisição de cliente (CAC) e custo por clique (CPC), por exemplo.

Para isso, vamos continuar com o exemplo acima:

Custo por clique

CPC = Investimento / volume de cliques ou visitas

CPC = 20.000 / 500.000

CPC = 0,4

Logo, cada clique custou R$ 0,40 para a sua campanha.

Custo de aquisição de cliente

CAC = Investimento / quantidade de vendas concretizadas

CAC = 20.000 / 13.000

CAC = 1,53

Segundo o cálculo, cada cliente custou R$ 1,53.

Ainda, podemos calcular qual foi a taxa de conversão (TC) de visitantes em clientes:
Taxa de conversão

TC = quantidade de vendas concretizadas / volume de cliques ou visitas

TC = (13.000 / 500.000) * 100

TC = 2,6%

Após o levantamento de todas as informações, você deverá analisar se o investimento foi positivo ou negativo e conseguirá identificar possíveis pontos a serem melhorados em suas campanhas, a fim de otimizar resultados e diminuir custos.

Para saber como gerenciar melhor as suas ações e campanhas de marketing e monitorar os resultados através do funil de oportunidades, clique aqui.

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