Fazer a gestão de uma empresa requer análises precisas, baseadas em dados confiáveis. Com isso, é possível monitorar os resultados e buscar a evolução constante. Para conseguir alcançar o crescimento do negócio, ter acesso aos indicadores de forma clara e otimizar os processos internos, é importante conhecer os principais modelos de Dashboard e saber como implementá-los.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância de um Dashboard?

Um Dashboard (ou painel de controle) é uma ferramenta que permite a visualização das informações mais importantes do negócio de uma maneira compreensível e acessível. O objetivo é gerar uma visão mais ampla, irrestrita, que contemple todas as variáveis e os fatores relevantes. Isso auxilia na tomada de decisão e nas escolhas em busca do crescimento.

Dessa forma, é possível acompanhar e monitorar os resultados em tempo real. O acompanhamento de perto favorece as ações e mudanças estratégicas de direcionamento. Esse tipo de painel fornece o apoio necessário para que as decisões reflitam os objetivos e ajudem a companhia a evoluir.

O Dashboard indica o estado da empresa no momento analisado e, uma vez que os indicadores e as métricas são os adequados para o negócio, indica também as possíveis tendências e o que é necessário para melhorar.

Em um painel, as informações — que geralmente são muitas — devem estar sempre dispostas de forma clara e contar com diversas possibilidades de visualização gráfica para tornar o entendimento ainda mais fácil. E, com sistemas de Business Intelligence é possível definir ainda uma hierarquia de indicadores e métricas e saber quais são mais relevantes.

Um dos principais benefícios desse tipo de ferramenta é o fato de que os Dashboards segmentam bem as informações importantes. Afinal, um dado sobre a organização pode ser relevante para funcionários de determinado departamento, mas não para os diretores — ou pode ser até necessários para ambos, mas deve ser analisado sob perspectivas diferentes.

Isso é justamente o que o Dashboard consegue fazer: distribuir informações de acordo com o nível de interesse, o que ajuda a esclarecer os dados e tornar a análise mais simplificada.

O resultado disso é que, mesmo com pontos de vista diferentes, é possível garantir a integração dos setores e dos colaboradores. Todos trabalham focados no mesmo objetivo, determinado e representado pelos indicadores. Esse fator impulsiona o crescimento saudável.

Dessa maneira, a organização consegue focar na produtividade, mas também no planejamento para o futuro e na tomada de decisões. Além disso, ainda ganha o poder de analisar erros anteriores e conseguir mais agilidade, interatividade e eficiência.

Outro fator interessante dessa forma de análise é o fato de que pode ser feita em tempo real, com a finalidade de otimizar a mobilidade. Ou seja, os gestores ganham a capacidade de compreender o estado dos negócios a qualquer momento, de maneira intuitiva e acessível. Em decorrência disso, as decisões são mais acertadas e específicas para os problemas definidos.

Três tipos de Dashboards para você adotar

A seguir, detalharemos os principais tipos de Dashboard, seus benefícios e suas características. Confira!

1. Estratégico

É o tipo mais comum, geralmente utilizado por gerentes e executivos. Exibe os grande números da empresa e os principais KPIs. É voltado para o monitoramento dos resultados em busca dos objetivos, definidos por indicadores e métricas, a fim de impulsionar o crescimento.

Não é um painel ideal para análises e consultas rápidas, pois dispõe as informações sem detalhes e profundidade. É dependente da interpretação de outros, especialmente do analítico, que veremos a seguir.

2. Analítico

É o tipo que busca explicar os dados, principalmente os apresentados no dashboard estratégico. Geralmente analisa uma quantidade imensa de dados e busca identificar padrões e tendências neles, a fim de suportar as decisões. Preocupa-se com insights, com possíveis escolhas e com os impactos associados a cada uma delas.

Com esse modelo, os líderes e analistas de negócios podem ter acesso a informações específicas e detalhadas. Por exemplo: saber em quais regiões houve queda no desempenho ou se ocorreu em apenas uma loja específica. O Dashboard indica o crescimento ou a queda de lucratividade e segmenta a região, os períodos e as áreas da companhia em que isso aconteceu.

O Dashboard analítico se importa com gráficos e demais formas de visualização dos dados, com processamento e armazenamento. Um exemplo desse modelo são os relatórios, que integram e interpretam informações para fornecer suporte à tomada de decisões.

Todos os setores das empresas são beneficiado com suas análises, pois elas permitem exploração de informações sustentando o direcionamento de estratégias específicas para cada necessidade.

3. Operacional

Esse modelo é focado em monitorar operações do dia a dia, traçando os problemas comuns para que sejam propostas as possíveis soluções. Está preocupado com fluxo de produção, com o produto propriamente dito, com o tempo das atividades, prazos, agilidade nos processos, entre outras questões. Também lida com indicadores, principalmente para análise de erros e pontos que precisam de melhorias nas tarefas cotidianas. O objetivo é identificar falhas, gargalos e eliminá-los.

O Dashboard operacional analisa cada pedido, cliente, produto especialmente. Por exemplo, o setor de vendas pode saber quantos pedidos foram realizados e em quais situações existe a possibilidade de devolução, atraso ou cancelamento. Assim, esse modelo ajuda os colaboradores a lidar diretamente com os clientes e selecionar de forma efetiva quais negociações representarão vendas efetivas e quais não.

Como construir Dashboards eficientes

Para organizar os dados especificamente para cada função, selecionando o que é importante para cada um, é fundamental que se tenha capacidade analítica, habilidades de organização e modelagem de dados e domínio de ferramentas de BI. Assim, consegue-se evitar erros ao definir métricas e indicadores que serão realmente relevantes para o contexto, bem como escolher formas adequadas de visualização.

Para configurar dashboards eficientes e impressionantes, ideais para a sua corporação, é fundamental ter profissionais capacitados nas técnicas e ferramentas de construção.

Cursos e treinamentos de Dashboards podem garantir o conhecimento efetivo para construção de um modelo que consiga, de fato, cumprir seus principais objetivos, seja fácil de compartilhar e intuitivo para utilizar. Tudo começa com as técnicas adequadas de definição do público-alvo (a quem o dashboard se destina), quais dados deverão ser analisados, qual é o objetivo daquela análise/visão, a periodicidade da atualização e as perguntas que estarão no relatório.

Em alguns cursos de dahboards, os alunos também aprendem na prática a criar bons relatórios, com direcionamento sobre como fazer uma diagramação adequada, estabelecer uma narrativa de dados — além de como organizar as cores, o layout do painel e dispor as informações de forma clara. Da mesma forma, aprenderão a lidar com gráficos, entender a função de cada um e a configurá-los para o contexto específico.

Os Dashboards são fundamentais para garantir uma visão completa dos negócios e para ajudar as empresas na definição do que é importante para analisar em busca dos resultados esperados. Com uma ferramenta desse tipo, é possível conhecer o estado da empresa e saber o que deve ser feito para reparar problemas que atrapalham o crescimento.

Agora que você já conhece os principais modelos de Dashboard, descubra outras técnicas para Criação de Dashboards e Relatórios para BI.