A evolução das estratégias e ferramentas de marketing exige que os profissionais se mantenham atualizados e conscientes das inovações, tendências e novos recursos disponíveis, visando tornar o planejamento de marketing um processo mais eficiente, como é o caso do chamado data driven marketing, que vem se tornando cada vez mais importante e necessário para as empresas.

Considerada por muitos uma das tendências para o futuro do marketing, essa abordagem dá ainda mais valor aos dados obtidos e sua análise, valorizando a compreensão do consumidor e definindo estratégias mais inteligentes, modernas e com custos menores.

Explicamos agora o que é data driven marketing, qual sua relação com o machine learning e quais seus principais benefícios para a gestão da empresa. Confira!

O que é data driven marketing

Quando falamos em data driven marketing, estamos tratando das estratégias de marketing que usam a análise de dados para a tomada de decisões e para o planejamento de ações, surgindo a partir do uso e informações coletadas a respeito do cliente, seus hábitos de consumo e de navegação, seus interesses, dentre outras fontes.

Relação entre data driven marketing e machine learning

A relação entre machine learning e data driven marketing é bastante estreita e próxima, já que o chamado aprendizado da máquina permite processar, analisar e compreender os dados de forma mais ágil, eficiente e inteligente, garantindo informações mais precisas para embasar as estratégias de marketing de uma empresa, o que reduz custos e a torna mais competitiva.

Vantagens do data driven marketing para a gestão

Explicamos agora alguns dos principais benefícios obtidos pela aplicação do marketing baseado em dados e como ele pode influenciar nas estratégias de gestão de sua empresa. Confira!

1. Otimização de processos

Uma das maiores vantagens do marketing baseado em dados é a otimização dos processos, que podem ser executados de forma mais ágil, eficiente e com investimentos menores, já que ele permite direcionar as estratégias de forma a trazer maiores taxas de conversão em vendas, por exemplo.

2. Análise otimizada de dados

Outra vantagem está na própria análise dos dados obtidos por meio dos processos de marketing, que passa a ser otimizada e oferece maior inteligência de decisão para a empresa, a qual pode alinhar suas estratégias mais em fatos e menos em suposições e opiniões, aumentando os índices de sucesso das campanhas.

3. Segmentação de estratégias por consumidor

Também vale destacar que ao adotar uma estratégia de data driven marketing, passa a ser possível segmentar as estratégias de comunicação e marketing de acordo com o perfil do consumidor, de forma mais rápida e personalizada, garantindo maior efetividade das campanhas.

Como é possível perceber, ao analisar o assunto, a aplicação de estratégias de data driven marketing permitem desenvolver planos e ações mais eficientes, direcionados às necessidades e clientes específicos, com maior taxa de acerto e alcance e que se provam mais seguras, efetivas e com resultados mais consistentes.

Além disso, o uso do marketing preditivo e do machine learning para apoiar as ações de data driven marketing indicam o caminho a ser seguido pelas tendências estratégicas de marketing no futuro, em que uma maior compreensão do cliente permite realizar melhores vendas, aumentar os resultados e diminuir os custos de operação.

Você gostou deste artigo? Então aproveite e confira também como a combinação entre CRM e gestão empresarial pode ser vantajosa para seu negócio!