O que é automação de processos? Certamente, você tem ouvido o termo com frequência ou, quem sabe, até lido a respeito do assunto. O problema é que todo mundo parece oferecer uma definição diferente, não é mesmo?

Para encontrar um ponto de consonância entre tantas e tão variadas vozes é preciso partir do entendimento de que a automação de processos é iniciada, geralmente, por um elemento acionador, isto é, a elaboração de um conjunto de etapas que predefinam o fluxo de trabalho (ou processos).

Nesse sentido, o escopo dessa solução não se esgota na automação, à medida que visa, também, simplificar as atividades a realizar e, consequentemente, alavancar os resultados da organização.

Neste artigo, você verá como a automação de processos, enquanto técnica de BPM (sigla inglesa para Gestão de Processos Empresariais) pode contribuir para que a sua empresa alcance maior eficiência, adapte-se a ambientes competitivos em constante mudança e reduza erros humanos, além de outros benefícios. Boa leitura!

Um breve panorama histórico da automação de processos

Muitos analistas e comentaristas da imprensa especializada têm se referido à automação de processos como “novidade”, “tendência”, “nova onda” e outras qualificações dessa natureza. Na realidade, trata-se, de fato, de um importante avanço para a gestão de negócios.

No entanto, suas origens não podem ser encontradas em uma tecnologia em particular, mas em todo um conjunto de avanços tecnológicos e colaborativos que eclodiram, ao longo do tempo, para aprimorar a integração, o monitoramento, o controle e, sobretudo, a eficácia dos processos empresariais.

Os principais benefícios da automação de processos

Um dos aspectos mais importantes da automação de processos consiste na possibilidade de tornar a sua organização mais eficiente. Afinal, os sistemas empregados nos atuais ambientes corporativos atingiram tal nível de uso e disponibilidade universal que, agora, todas as empresas precisam evoluir para a automação caso queiram se manter competitivas.

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios que essa solução pode trazer ao seu negócio.

Melhor aproveitamento dos recursos humanos

A automação de processos permite que sua empresa libere os colaboradores da obrigatoriedade de realizarem inúmeras tarefas repetitivas que, na verdade, não precisam de muita intervenção humana.

Isso permite reorganizar a estrutura da sua empresa, de modo a focar nas tarefas analíticas, criativas e inovadoras relacionadas ao seu core business.

Redução de custos

Uma das consequências mais relevantes da automação refere-se ao fato de que mais horas de trabalho estarão disponíveis para você. Isso significa que a sua organização pode ter o mesmo nível de produção mesmo após reduzir a concentração de trabalho humano.

Desse modo, é possível se concentrar mais na qualidade dos membros de sua equipe em vez de se preocupar com a quantidade de profissionais ativos, reduzindo, consequentemente, os custos totais dos processos e das operações.

Redução de erros humanos

Não importa quão eficientes são os seus colaboradores: é impossível evitar a ocorrência de erros humanos. A automação pode limitar esses episódios. Naturalmente, não é possível utilizar sistemas automatizados para realizar todas as funções e atividades em uma organização.

Entretanto, a integração entre as ferramentas de gestão pode reduzir ou, até mesmo, eliminar a possibilidade de erros em determinados estágios, o que varia de acordo com as características gerais de sua empresa e as especificidades de cada processo.

Como vimos, entender o que é automação de processos e saber como aplicar essa importante solução no contexto de sua empresa é absolutamente essencial para qualquer estratégia e planejamento que envolva a inovação e o crescimento do volume de negócios como objetivos principais. Isso ajuda nas metas da empresa e garante o crescimento da organização.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook e fique atento às nossas novidades! Lá você encontrará diversos outros artigos sobre assuntos relacionados ao que foi abordado neste texto.