Qualquer gestor que se preze sabe que a inovação é uma das chaves do sucesso no negócio. Fazer com que a empresa evolua tecnologicamente é um dos fatores que contribui para uma maior lucratividade e rentabilidade. Para garantir essa inovação, é fundamental saber o que é automação de processos.

O objetivo deste artigo é explicar o que é automação de processos e quais são os benefícios que ela traz para as empresas. Começaremos explicando no que essa prática consiste, apresentando um breve panorama histórico sobre ela.

A seguir, apresentaremos os principais benefícios que evidenciam a importância da automação de processos para as empresas. Boa leitura!

O que é automação de processos?

O conceito de automação de processos consiste na existência de um fator que possibilita a integração de uma série de tecnologias diversas no cotidiano das organizações, nos mais diferentes aspectos, desde tarefas pequenas e simples até processos inteiros e atividades complexas.

A automação atua como um elemento facilitado dentro do ambiente organizacional, otimizando tempo, recursos, elevando a produtividade, diminuindo a incidência de erros e permitindo que se foque nas atividades prioritárias.

Esse processo de automação tem seus primórdios na Revolução Industrial, quando houve uma transformação nos modos de produção. Posteriormente, com a implantação do fordismo e a linha de montagem, a automação atingiu níveis maiores.

O advento da informática, junto também com a internet, foi mais uma revolução tecnológica que aumentou os índices de produtividade e elevou o desempenho das companhias.

Quais são os benefícios da automação de processos?

Confira, a seguir, os benefícios da automação de processos.

Facilidade de acesso e maior circulação das informações

A partir do momento em que você promove a substituição de atividades de caráter manual por um programa especificamente direcionado para isso, você desfruta de uma série de vantagens e benefícios.

Com esse tipo de implementação, todas as informações utilizadas pelo sistema são disponibilizadas a todos os departamentos, facilitando o compartilhamento de dados obtidos nas diferentes seções.

Redução dos custos produtivos

A automação não somente racionaliza os processos, reduzindo a ocorrência de erros, como acaba acarretando uma redução bastante expressiva dos custos de produção e diminuindo qualquer desperdício que eventualmente possa ocorrer. Ela ajuda a levantar onde a eficiência está menor e assim evitar que ocorram desperdícios.

Otimização do tempo laboral

Um dos maiores ganhos gerados pela automação de processos é a otimização do tempo de trabalho. Tudo aquilo que for essencialmente manual, mecânico, repetitivo e burocrático é automatizado, produzindo assim uma economia de tempo, que pode ser melhor aproveitada para o trabalho nas funções concretas, reais.

Como efetuar a automação de processos na empresa?

Para que a automação de processos seja bem-sucedida na empresa, é fundamental que gestores e colaboradores trabalhem em conjunto no levantamento das atividades que podem e devem ser automatizadas. Eles devem se engajar para que a implementação transcorra com o mínimo de erros.

Este artigo sobre o que é automação de processos foi interessante para você? Gostaria de se manter informado sobre outros conteúdos semelhantes? Então curta a nossa página no Facebook!