Entender como o Business Intelligence pode ajudar na análise dos dados da área de marketing e na otimização de resultados de campanhas é essencial para aumentar a competitividade e potencializar os negócios.

Na atualidade, o sucesso das empresas dependem cada vez mais da exploração dos principais benefícios resultantes do uso de ferramentas de business intelligence. Para tanto, é preciso conhecer as suas funções, bem como a sua aplicabilidade.

Dada a importância desse tema, abordaremos o que é, como funciona e de que forma o Business Intelligence pode representar a chance de maximizar os resultados no marketing de sua empresa., principalmente no marketing digital. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma das tendências que tem sido bastante difundida entre os empreendedores que buscam novas estratégias de marketing e transformação digital. O cenário atual exige que os empreendedores conheçam a importância de dados bem apurados para arregimentar o seu negócio.

Para estar à frente da concorrência, os profissionais modernos precisam saber interpretar e aplicar algumas métricas para elaborar ações mais eficientes. É nesse momento que entra em cena o Business Intelligence: a possibilidade de garantir o upgrade necessário à performance do marketing digital.

O Business Intelligence — ou simplesmente BI — é o meio mais prático e seguro para atingir as metas da inteligência competitiva e potencializar os negócios.

Sinteticamente, a inteligência competitiva é vista como um processo informacional para direcionar tomadas de decisões mais estratégicas e seguras.

Como funciona essa ferramenta?

O Business Intelligence para o marketing surge como uma solução mais prática para facilitar todo o processo analítico dos dados e, também, permitir uma visão mais ampla sobre os seus indicadores de desempenho.

Diante do avanço tecnológico dos softwares de BI, há possibilidade de acompanhar, instantaneamente, os seus clientes no funil de vendas. Isso permite influenciar a decisão deles e torná-los parceiros mais fiéis da sua marca.

Além do mais, o BI pode ser utilizado para monitorar indicadores e resultados em todo o processo, desde a concepção inicial do plano de marketing (campanhas, custos, fornecedores) até a conversão e o retorno sobre o investimento. Isso permite analisar a estratégia utilizada e, ainda, aumenta as chances de melhorar a experiência do cliente por meio de uma oferta mais qualificado.

Quais os benefícios do Business Intelligence para o marketing?

O BI é um excelente recurso operacional de tecnologia de informação que utiliza os dados internos e externos para efetuar análises mais completas de vendas, mercado, preço. Com essa ferramenta, quem atua na área de marketing pode aproveitar a proatividade para engajar e alcançar o público da melhor forma possível.

Confira, agora, outras vantagens de utilizar o BI como uma possível solução para avaliar as métricas de desempenho do seu negócio:

  • possibilita a criação e validação de cenários
  • permite fazer previsões e análise de tendências
  • permite o acompanhamento, em tempo real dos resultados das campanhas;
  • concentra em um único painel (Dashboard) as informações e indicadores mais importantes;
  • possibilita melhor controle dos dados para análise;
  • ajuda a perceber o direcionamento de recursos;
  • auxilia na visão do fluxo comercial e pipeline de vendas da empresa;
  • torna a comunicação mais eficaz e integrada;
  • possibilita análises prescritivas e preditivas;
  • potencializa seus investimentos.

Percebe-se, então, que o uso do Business Intelligence para o marketing representa o diferencial de transformar o perfil da empresa, facilitar a rotina e torná-la mais proativa. Permite, ainda, a identificação precoce dos problemas e o direcionamento para ações mais eficazes.

Se você gostou deste artigo e quer implantar o Business Interlligence na área de marketing, leia também Quais são e como superar os desafios na implantação do BI. Ou, entre em contato conosco! Adoramos desafios e queremos ajudar.