Em um passado não muito distante, as empresas tomavam decisões baseadas apenas na intuição de seus gestores. No entanto, com a evolução tecnológica e das demandas de mercado, essas decisões passaram a exigir dados concretos, o que demanda do profissional a especialização em Business Intelligence.

O conceito de Business Intelligence, também conhecido por BI, é bastante discutido atualmente, mas ainda existem dúvidas sobre seu significado, seu real efeito nas instituições e como ele pode impactar positivamente nas empresas.

Explicamos agora, de forma sucinta, o que é BI, qual a importância da especialização em Business Intelligence e quem deve buscar se especializar nessa estratégia, especialmente pelos benefícios trazidos para a carreira profissional. Confira!

Quem deve buscar especialização em Business Intelligence?

Antes de mais nada, é interessante conceituar de forma simplificada o que é Business Intelligence: o BI consiste em uma análise aprofundada dos dados da empresa, do mercado e da experiência do cliente, visando decisões mais embasadas e com resultados melhores.

Dito isso, é possível afirmar que a especialização em ferramentas de Business Intelligence é interessante para diversos tipos de profissionais, dos mais diversos nichos de mercado, já que a análise de dados permite que os gestores estejam melhor capacitados para decisões importantes.

Além de preparar o profissional para a tomada de decisões melhores, a especialização em BI também o torna mais competitivo no mercado, já que passa a representar um papel estratégico nas organizações que trabalhar.

Quais as principais ferramentas para atuar com BI?

Existem diversas ferramentas disponíveis atualmente no mercado e que podem ser utilizadas para a análise de dados de forma estratégica, sendo que cada uma delas apresenta vantagens e desafios distintos para o profissional.

Dentre as plataformas de Business Intelligence e Analytics, as mais bem posicionadas no Quadrante Mágico do Gartner Group são o Power BI, a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Tableau, da empresa americana Tableau Software e o QlikView da QlikTech.

Quais as vantagens de investir nessa especialização?

É possível destacar algumas vantagens importantes na especialização em Business Intelligence, conforme listamos abaixo:

  • maior agilidade e assertividade na construção de relatórios e visões de acompanhamento de indicadores estratégicos, gerenciais e operacionais;
  • tomada de decisões mais fundamentadas e direcionadas a resultados, com base em dados em tempo real;
  • redução de custos, tanto pela agilidade na tomada de decisões quanto pela qualidade dos resultados obtidos a partir dos dados analisados;
  • melhoria da organização interna e da gestão de dados, especialmente de informações importantes para o core da empresa, que passa a ser levado em consideração de forma clara e objetiva nas decisões;
  • possibilidade de desenvolvimento de estratégias de mercado mais inteligentes e eficientes, tomadas de acordo com a realidade do mercado, dos concorrentes e dos clientes da empresa.

Como você pôde perceber, a especialização em Business Intelligence representa um grande progresso na carreira profissional, pois permite dominar ferramentas que impactam diretamente na tomada de decisões e nos resultados empresariais.

Quer aprender como dinamizar seus dados e dominar seus negócios utilizando uma ferramenta de Business Intelligence? Conheça mais sobre o curso “Por Dentro do Power BI”.