Diante de tantas informações e meios interativos disponíveis hoje aos consumidores, é preciso que as empresas avaliem a experiência dos seus clientes nesses canais. Pensando nisso, a estratégia omnichannel veio para dar um norte, mostrando o nível de satisfação do público ao se relacionar com a sua marca.

É muito comum que as organizações invistam tempo e dinheiro na criação de conteúdos focados em atrair clientes para o site, redes sociais, entre outros recursos online. Mas como tem sido a experiência do seu cliente nesses canais? Você está conseguindo fidelizar o seu público? Conheça, a seguir, a estratégia omnichannel e saiba como ela pode ajudar a sua empresa.

O que é a estratégia omnichannel?

O omnichannel é uma tática que visa melhorar a integração e o relacionamento entre empresa e consumidor. A partir desse conceito é possível desenvolver formas eficazes de garantir que a experiência do cliente com a marca seja excelente.

Essa estratégia trabalha para unificar os canais existentes em que sua marca pode ser encontrada: todos os meios de comunicação, sejam eles físicos ou virtuais, se tornam um só, dando ao cliente uma experiência única com a empresa.

Sendo assim, todos os canais se tornam interligados, tudo se conecta. Um exemplo prático: a livraria Saraiva possui uma loja virtual. Imagine que um cliente que more na cidade de Sorocaba tenha comprado 2 livros na loja virtual, mas tenha optado por retirar o livro na unidade da sua cidade. Quando o livro chegou à unidade, ele recebeu uma notificação por e-mail, ligou na loja para confirmar e foi retirar o produto pessoalmente.

Ou seja: o cliente usou o site para fazer a compra, recebeu notificações por e-mail, usou o telefone para fazer confirmações e foi buscar o produto na loja física, evidenciando assim a integração de diferentes canais.

A comunicação digital e a física trabalham juntas para, por exemplo, qualificar o atendimento prestado, agilizar os processos e otimizar as ações de pós-venda.

Quais os principais benefícios da estratégia omnichannel?

A estratégia omnichannel traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Citaremos adiante alguns desses benefícios e como eles impactam a companhia.

Aprimoramento das práticas organizacionais

Ao utilizar a estratégia omnichannel, sua empresa adotará práticas capazes de assegurar que a jornada do consumidor tenha um “final feliz” para o seu negócio, alavancando seus resultados.

Com tantas pessoas online à procura de um diferencial, oferecer um serviço eficaz e que eleve a satisfação do cliente com a sua marca é absolutamente essencial para que os seus objetivos sejam alcançados.

Adaptação da linguagem conforme o canal utilizado

Cada canal possui suas particularidades e necessidades específicas, portanto demanda-se que a linguagem utilizada na comunicação seja adaptada as suas características.

Ou seja, ainda que a oferta seja a mesma, a linguagem de comunicação desta oferta deve ser diferente no telefone, no e-mail marketing, no aplicativo, no site e no balcão.

Construção de ações mais eficientes

Uma vez que a estratégia promove análises eficientes a respeito de como aprimorar os recursos comunicativos da empresa, é possível criar ações de marketing específicas e convenientemente segmentadas, ou seja, voltadas diretamente às dores de cada público. Isso contribui decisivamente para levar o cliente até a decisão final de compra.

Quais são os objetivos da estratégia omnichannel?

Entre os principais objetivos da estratégia omnichannel, destacam-se a tarefa de tornar os canais de comunicação mais inteligentes, elevar a qualidade do atendimento prestado aos consumidores (sejam quais forem os canais disponibilizados para efetivar a interação), gerar reconhecimento e fidelizar os clientes, tornando-os verdadeiros embaixadores de sua marca.

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