A geração millennial, definitivamente, mudou todos os processos de atendimento ao cliente. Também conhecida como geração Y, ela compreende os nascidos entre os anos 80 e os anos 00, apesar de ter algumas correntes que afirmam que seja até os anos 90.

As principais características dessa geração são sua alta familiaridade com a internet — afinal, eles cresceram junto com ela —, seu imediatismo, seu alto nível de engajamento com questões sociais e a constante utilização das redes sociais.

Nesta postagem, abordaremos quais foram as principais mudanças que essa geração forçou as empresas a realizarem para poder atendê-los cada vez melhor e se manterem competitivas no mercado. Confira!

1. Agilidade no atendimento

Como dissemos, essa geração é extremamente imediatista e deixá-los esperando por uma resposta, ou demorar em fornecê-la, sem dúvida, poderá gerar diversos problemas para a sua empresa e uma chuva de comentários negativos nas redes sociais.

Segundo uma pesquisa da Convince & Convert, os millennials esperam ter uma dúvida respondida em até uma hora. Se essa dúvida foi encaminhada pelas redes sociais, esse tempo cai para 10 minutos.

Utilizar as redes sociais como um canal de atendimento é uma excelente opção para aumentar a velocidade de resposta, além de ser um ambiente onde eles sempre se sentem altamente confortáveis.

Definitivamente, repetições e burocracias não agradam em nada a essa geração, por isso, investir em assistentes virtuais inteligentes e chatbots são uma saída muito viável.

2. Personalização no atendimento

Não basta ser rápido, o atendimento deverá ser cada vez mais personalizado. Os millennials esperam ser tratados como seres únicos e, para conseguir prestar esse tipo de atendimento, as empresas precisam adotar um sistema CRM o quanto antes.

A solicitação repetitiva de informações sobre eles e que podem ser facilmente obtidas pelas empresas é algo que os tira do sério.

As famosas “cold calls” e repostas padrões são vistas como impessoais e os fazem pensar que a empresa não os ouve e não se importa com eles.

3. Experiência omnichannel

A geração Y está acostumada a iniciar uma compra pelo celular, passar para um notebook e, mais tarde, finalizá-la pelo tablet. Apesar dessa constante troca de equipamentos, eles esperam ter uma experiência única e contínua, independentemente de onde o processo se iniciou.

Para isso, as empresas deverão se preparar para recebê-los. Investir em um site responsivo e que funcione nos mais diversos gadgets e sistemas operacionais é fundamental. Eles são a geração da mobilidade e a sua empresa precisa acompanhá-los.

4. Facilidade e comodidade

Outra característica marcante dessa geração é a exigência de facilidade e comodidade ao se buscar por um atendimento. Eles utilizam as redes sociais com muita frequência e, para eles, nada mais natural do que falar com as empresas por meio delas.

O preenchimento de formulários intermináveis e com informações que sejam desnecessárias os faz desistir de uma simples compra e seguir para um de seus concorrentes.

Sem dúvida, a geração millennial é a geração da hiperconectividade e, se você deseja que a sua empresa seja vista como atualizada e relevante, você precisa adequar o seu atendimento ao cliente para agradá-los.

Quer ficar por dentro de mais informações superlegais como estas? Assine o nosso newsletter e receba as melhores dicas em seu e-mail!