Os indicadores de performance são instrumentos de medição de resultados do projeto e de qualidade do trabalho da equipe e determinam o grau de eficiência deles para conseguir atingir as metas estipuladas. Normalmente estes indicadores são definidos na etapa de planejamento e são um indício da organização do projeto para determinar responsabilidades e atividades.

No decorrer deste artigo, explicamos de que maneira eles funcionam no controle dos projetos da empresa e apresentamos alguns dos melhores tipos de KPI. Boa leitura!

Como os indicadores de performance funcionam no controle da empresa?

Toda operação e todo processo dentro de uma empresa gera uma série de resultados, que impactarão não só o funcionamento e o desempenho interno dos componentes da empresa, mas também provocarão impactos em um sentido externo, ou seja, junto aos fornecedores e aos clientes.

Mas como é possível verificar se um determinado conjunto de ações está sendo eficiente e trazendo retornos reais e efetivos para o negócio? Bem, é justamente para analisar esse tipo de coisa que existem os indicadores de performance.

Para saber se uma determinada estratégia está dando certo ou não, define-se um tipo de KPI e como será esquematizada essa métrica. Após o levantamento de dados obtidos a partir desses indicadores, os gestores dessa companhia deverão analisar os possíveis resultados e, se for o caso, determinar a mudança de estratégias.

Os indicadores auxiliam no gerenciamento do projeto, ajudando a criar sinergia, ou seja, fazer com que tudo e todos estejam devidamente alinhados em torno de um propósito da organização. Eles propiciam uma espécie de quadro panorâmico para a coleta de dados imprescindíveis para assegurar o sucesso.

Outra maneira pela qual os indicadores funcionam no controle dos projetos da companhia é por intermédio do estabelecimento de um cronograma. Faz parte da própria estrutura do KPI relacionar-se a prazos e metas específicos. Com isso, as responsabilidades ficam bem distribuídas e a produtividade garantida.

Quais os indicadores de performance úteis para o monitoramento de projetos?

Listaremos abaixo alguns indicadores de performance bastante úteis para o monitoramento de projetos da sua empresa:

Variação do cronograma

Ela pode ser mensurada pela equação: Data efetivamente entregue – Data planejada / Duração (em dias) planejada do projeto. Se o resultado disso for negativo, quer dizer que o projeto está atrasado. Se for positivo, significa que está adiantado.

Variação do custo

Trata-se da variação do custo previsto do projeto menos o custo real pelo custo orçado. Se essa conta der negativa, quer dizer que o custo do projeto está acima do esperado. Se ela der positiva, significa que o custo está abaixo do esperado.

Satisfação da clientela

Medir o grau de satisfação dos clientes é fundamental para o sucesso de um determinado projeto. Uma boa forma de mensurar isso é por meio de uma pesquisa de satisfação. Você pode encaminhar um formulário de pesquisa a seus clientes e solicitar que eles o preencham.

Conforme mencionado, os indicadores de performance são cruciais para descobrir se as estratégias traçadas funcionam de fato ou se elas precisam ser modificadas. Sem a medição dos resultados das abordagens utilizadas, não há como saber com precisão a eficiência das mesmas.

Gostou do nosso artigo? Ele foi útil para você? Então, aproveite a oportunidade de entender, também, a importância de bons relatórios para uma gestão eficiente e saiba como incrementar a qualidade de suas operações!