Análise de dados não estruturados, complexidade de análises, mais informações disponíveis para um maior número de pessoas, velocidade e mobilidade. Descubra as principais tendências em Business Intelligence para solucionar estes desafios.

Acompanhar as tendências de Business Intelligence (BI) se torna cada vez mais essencial, onde crescentemente empresas buscam informações para otimizar seus resultados, relacionamentos com clientes e eficiência operacional.

O desenvolvimento de aplicativos orientados por TI e o acesso limitado a relatórios estáticos e incompletos não são mais considerados elementos aceitáveis. Os usuários querem mais controle, melhores recursos de visualização e análise, além de poder contar com ciclos de desenvolvimento mais rápidos. Veja a seguir algumas inovações em Business Intelligence.

1. Acesso a novas fontes geradas pelos ambientes digitais

Sua organização deve observar atentamente as tendências tecnológicas emergentes para detectar, o quanto antes, a próxima grande vantagem competitiva no uso da informação.

Os volumes de dados estão crescendo exponencialmente, de modo que todas as empresas procuram aproveitar as novas fontes geradas pelas mídias sociais e pelo comportamento do cliente online.

Essa nova atitude estimula um profundo interesse em um melhor acesso e análise da variedade de informações disponíveis em fontes de conteúdo não-estruturadas ou semi-estruturadas.

2. Narrativa de dados

Os sistemas de Business Intelligence aprofundaram suas capacidades de:

coletar e explorar dados brutos de diferentes fontes;
extrair conjuntos iniciais de informações;
construir padrões que façam sentido;
avaliar os padrões para determinar o que é ou não relevante para determinado negócio;
gerar a linguagem adequada para comunicar a usuários não-técnicos o que foi descoberto.

Essas etapas são a base de uma nova tendência que pode tomar dados numéricos e simbólicos e transformá-los em narrativas e relatórios que podem ser lidos, compreendidos e assimilados por todos os colaboradores.

Para as empresas, a narrativa de dados garante que os tomadores de decisão tenham acesso a informações complexas que dependiam da intervenção de profissionais especializados para serem geradas.

A velocidade e escalabilidade da narrativa de dados suportará uma nova riqueza de oportunidades, incluindo, por exemplo, comunicações altamente personalizadas e ágeis com clientes e o desenvolvimento de novos produtos.

3. Democratização do BI

O alcance das soluções oferecidas pelo Business Intelligence realmente fez com que as planilhas se tornassem coisa do passado.

As empresas atuais necessitam responder muito mais rapidamente às condições, em constante mutação, do mercado, o que significa que é preciso colocar mais informações nas mãos de um maior número de pessoas.

Não se trata apenas de obter informações para alguns analistas de dados que, isoladamente, interagem com o data warehouse.

A democratização do BI é, na verdade, parte de uma tendência maior de usar o Business Intelligence para aperfeiçoar a colaboração entre equipes, bem como com parceiros comerciais e outros membros fora da empresa.

4. Mobilidade: uma das mais importantes tendências de Business Intelligence

Até o momento, a disponibilização de Business Intelligence em dispositivos móveis tem sido, em certa medida, evitada devido às limitações técnicas e preocupações de segurança. Isso, porém, está mudando radicalmente.

A mobilidade, já vem alterando a própria natureza das soluções oferecidas. Isso por que, oferecer recursos de BI aos dispositivos móveis abre infinitas possibilidades.

A despeito do fato de que muitas empresas brasileiras ainda estejam nos estágios iniciais de sua implantação, essa tendência de Business Intelligence já fez com que várias organizações percebessem o seu potencial transformador para otimizar a produtividade e conferir mais agilidade aos processos operacionais.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça todas as tendências de Business Intelligence e as soluções mais adequadas para o seu negócio!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta