14 perguntas e respostas sobre o Power BI

O Power BI é um software de Business Intelligence que utiliza as informações da empresa — banco de dados, planilhas, arquivos de texto ou sistemas online — para efetuar análises que facilitam o entendimento do dia a dia do negócio. Assim, o gestor tem à disposição material rico e confiável para realizar a tomada de decisões.

Pensando em aprofundar o seu conhecimento sobre as características dessa ferramenta, preparamos uma série de perguntas e respostas que permitirão tirar suas principais dúvidas sobre como ela funciona. Neste post, você vai ver:

  1. Quanto custa a utilização do Power BI?
  2. Posso usar o Power BI no meu celular?
  3. Quais são os componentes principais do Power BI?
  4. Quais são as fontes de dados que o Power BI pode acessar?
  5. Existe limite para o tamanho da base de dados?
  6. Como ocorrem as atualizações do Power BI?
  7. Como personalizar o Power BI para as necessidades do meu negócio?
  8. Como aprender a utilizar o Power BI?
  9. Como trabalhar com o Perguntas e Respostas?
  10. A colaboração é um recurso disponível em todos os planos?
  11. Posso fornecer as análises construídas no Power BI como um produto para os meus clientes?
  12. Qual a diferença entre o Power BI Embedded e o Power BI Premium?
  13. Como controlo e monitoro quem tem acesso aos dados da minha empresa?
  14. Como tenho acesso ao suporte do Power BI?

Preparado para começar? Boa leitura!

1. Quanto custa a utilização do Power BI?

Atualmente, existem três opções de licenciamento para uso do Power BI, conforme as funcionalidades, o tamanho das bases analisadas, as formas de conexão e o número de usuários que vão utilizá-lo. Confira as principais diferenças na tabela simplificada abaixo:

POWER BI FREE POWER BI PRO (US$ 11,00) POWER BI PREMIUM
Armazenamento 10Gb 10Gb Até 100Tb*
Conjunto de dados** 1Gb 1Gb Até 50Gb*
Conexões Carga de dados Carga de dados –

Direct Query e Rest

Carga de dados –

Direct Query e Rest

Carga Automática 8 cargas/dia 8 cargas/dia Até 48 cargas/dia*
Compartilhamento Não Sim Sim
Instalação local Não Não Sim

*Depende do plano contratado.

**Para dados importados.

Power BI Free (versão gratuita)

O programa realiza todas as análises, porém não permite o compartilhamento de relatórios. Assim, essa modalidade não é recomendada para as organizações, atendendo melhor a estudantes, usuários individuais ou micro e pequenas empresas.

Power BI Pro

Essa modalidade permite que os usuários construam e publiquem conteúdo e compartilhem dashboards e relatórios. A licença possibilita também o acesso ao Power BI por dispositivos mobile, como smartphones e tablets.

Power BI Premium

A contratação do serviço não ocorre por usuário, e sim pelo servidor. Por causa disso, o contratante não paga pelo acesso, mas dimensiona a capacidade da instalação conforme o volume de dados e colaboradores que utilizam a ferramenta.

A versão Premium, portanto, permite a distribuição de conteúdo entre membros da equipe sem precisar adquirir a licença para cada um dos usuários; por isso, é bastante utilizada para grandes equipes.

2. Posso usar o Power BI no meu celular?

Sim, os licenciamentos do Power BI têm versão mobile, que pode ser acessada em smartphones e tablets. A ferramenta está disponível para os três sistemas operacionais: iOS, Android e Windows. O aplicativo permite a edição na tela e o compartilhamento de relatórios em redes sociais ou aplicativos de comunicação.

Outra funcionalidade interessante é o filtro por localização. Conforme o usuário se desloca de cidade, o aplicativo ajusta as informações priorizando aquela localidade. Assim, um gestor de lojas que viaja de São Paulo a Salvador, por exemplo, terá o filtro alterado para exibir os dados das lojas situadas na capital baiana.

3. Quais são os componentes principais do Power BI?

O Power BI é formado por um conjunto de componentes que permite ao usuário a análise das informações. Confira os principais:

  • serviço na nuvem: possibilita que o usuário consulte e analise dados com velocidade e eficiência a partir de qualquer dispositivo;
  • desktop: ferramenta de desenvolvimento do Power BI ou para análise sob demanda. Permite criar relatórios e construir análises avançadas, conecta dados locais ou na nuvem;
  • aplicativo: desenvolvido para iOS, Android e Windows, o app dá acesso ao Power BI em tablets e smartphones;
  • gateway: realiza a comunicação entre os dados do Power BI na nuvem e as fontes de informações nos servidores locais. Assim, quando o usuário solicita uma atualização de informações, o Power BI ativa o gateway, que acessa os dados da empresa e os carrega para a nuvem, por meio de uma conexão criptografada.

4. Quais são as fontes de dados que o Power BI pode acessar?

O Power BI pode acessar fontes de dados locais, Big Data, planilhas de Excel, arquivos de texto e serviços em nuvem. Nessa ampla gama de fontes, estão incluídos os principais bancos de dados do mercado: SQL, Oracle, Teradata, DB2, MySQL e Postgre.

Também há uma série de serviços online que já têm conexões ao Power BI, como Dynamics 365, Google Analytics, Salesforce, GitHub, MailChimp, Facebook, Zendesk, entre outros. Existe, além disso, a possibilidade de desenvolver um conector personalizado, sem custos adicionais.

5. Há limite para o tamanho da base de dados?

Existem duas possibilidades. Na primeira, a empresa carrega o banco de dados para o Power BI. Nesse caso, há um limite, conforme demonstrado na tabela presente no início deste post.

Já na segunda, o Power BI acessa as informações diretamente do banco de dados da empresa, sem copiá-las para a nuvem. Nessa situação, o limite de armazenamento é o do próprio servidor da empresa.

6. Como ocorrem as atualizações do Power BI?

O Power BI tem sido atualizado mensalmente desde que foi lançado. As modificações trazem melhorias e novas funcionalidades sem prejuízo para o usuário, pois não modificam o que está em produção na ferramenta. As novas versões são documentadas pelo Power BI com materiais bastante informativos e tutoriais em vídeo.

Os próprios usuários acabam definindo as funcionalidades que surgirão nas mais recentes versões. Por meio do Power BI Ideas, é possível sugerir avanços e correções e votar nas sugestões de outros usuários. Assim, as opiniões são priorizadas no desenvolvimento das atualizações.

7. Como personalizar o Power BI para as necessidades do meu negócio?

A ferramenta pode ser simples para uma análise sob demanda, mas também pode ser robusta e atender a projetos maiores e mais complexos.

Para atividades básicas, o Power BI pode realizar o simples upload de uma planilha de Excel e construir gráficos e tabelas com os dados ali presentes para facilitar sua visualização e análise.

Já em projetos mais complexos, a ferramenta pode realizar a conexão de vários bancos de dados e tabelas, fazer o processo de ETL (transformação dos dados), a fim de gerar um modelo de dados único e estruturado, e construir fórmulas avançadas com DAX, para a construção de dashboards mais elaborados.

O Power BI conta com diversos elementos para a construção dos relatórios. Gráficos, mostradores e tabelas são apenas alguns deles. Ele também disponibiliza um repositório visual, para que seja feita a customização dos dados do programa.

8. Como aprender a utilizar o Power BI?

Existem muitas formas de aprender a utilizar o Power BI. A Microsoft, desenvolvedora do software, oferece guia, vídeos, documentos e outros materiais oficiais bastante completos.

Também existem o blog oficial e a comunidade do Power BI, que reúnem cases, artigos e respostas aos questionamentos mais comuns. Há, ainda, diversos vídeos no YouTube, nos quais usuários ensinam a executar diferentes tarefas com a ferramenta.

Outra opção é contratar empresas de consultoria e treinamento, como a Trinity. Assim, sua firma pode participar da capacitação aberta, que ocorre todos os meses, ou contratar uma edição in company.

O treinamento Por Dentro do Power BI tem duração de 16 horas. O conteúdo abrange, além dos fundamentos e princípios de Business Intelligence, todas as funcionalidades do Power BI, carregamento de dados, modelagens. construção de relatórios e de análises avançadas usando Data Analysis Expressions (DAX), compartilhamento de informações, configurações de segurança e muito mais.

9. Como trabalhar com o Perguntas e Respostas no Power BI?

P&R, ou Perguntas e Respostas, é um dos muitos recursos que o Power BI disponibiliza para deixar o seu trabalho mais simples. Ele ajuda a obter respostas rápidas com dados, usando linguagem natural. Hoje, a ferramenta só responde a consultas feitas em inglês e está disponível para quem tem licenças Pro ou Premium.

Para usar as perguntas e respostas, digite o que deseja saber na parte superior do Painel no serviço do Power BI ou clicando duas vezes no relatório do Power BI Desktop. O software buscará pelos dados de que você precisa e poderá navegar entre eles para obter uma resposta.

Experimente perguntas como “Vendas by Cliente last year” ou “Quantidade by Marca as a pie” (Lembrando que “Vendas”, “Cliente”, “Quantidade” e “Marca” são supostamente as colunas na sua base e podem ser escritas em português.  

10. Posso compartilhar minha análise com usuários gratuitos?

Não. O Power BI só permite que você colabore com outros usuários com o Power BI Pro ou Premium. O licenciamento gratuito do software não habilita o acesso a todas as funcionalidades e conteúdos disponibilizados pela Microsoft, e não será possível publicar ou consumir conteúdo de outros usuários sem esse tipo de licença.

11. Posso fornecer as análises construídas no Power BI como um produto para os meus clientes?

Sim, dependendo do número de usuários que você terá na aplicação você poderá adotar uma estratégia diferente.

Para poucos usuários, você poderá utilizar uma licença do Power BI PRO sua, e no seu ambiente, para que o cliente acesse as análises, assim você terá todo o controle sobre sua aplicação sem grandes investimentos iniciais e com escalabilidade.

Se forem muitos usuários você poderá utilizar o Power BI Embedded, nesta opção você não paga por usuário e sim pelo processamento. O Power BI Embedded é ideal para incluir as análises nos seus sistemas atuais, com login único e sem pagar para cada usuário.

12. Qual a diferença entre o Power BI Embedded e o Power BI Premium?

O Power BI Embedded é indicado para desenvolvedores software que criam aplicativos para seus clientes e querem incluir análises nestes aplicativos utilizando os relatórios e Dashboards do Power BI. O Power BI Premium é uma solução de análise indicada para empresas com um grande número de usuários ou que necessitem dos recursos exclusivos desta versão.

Em suma, o Power BI Premium é para uso na própria empresa, o Power BI Embedded é para disponibilizar para seus clientes.

13. Como controlo e monitoro quem tem acesso aos dados da minha empresa?

É pelo Portal de Administração que você fará ajustes no acesso ao Power BI dentro da sua organização. Para utilizá-lo, a sua conta deve ser de Administrador Global ou pelo menos Administrador de Serviços do Power BI.

Para acessar o portal, selecione as configurações na parte superior direita do Power BI e clique em Portal de Administração. Pronto! Ali, você encontrará sete abas com informações de controle e monitoramento para acompanhar o uso do software na sua organização.

A aba “Métricas de uso” traz informações completas sobre como o Power BI é aproveitado na organização, fornecendo, inclusive, dados sobre quais usuários e grupos mais fazem uso da aplicação no dia a dia. É ali que você encontrará informações sobre os painéis mais utilizados pelos seus colaboradores e os conteúdos mais populares.

A aba “Usuários”, por sua vez, é por onde você poderá acessar o Centro de Administração, tela em que se pode adicionar ou remover o acesso de determinados usuários à sua cópia do Power BI.

14. Como tenho acesso ao suporte do Power BI?

Precisando de ajuda com as suas demandas de dados? Acesse o Suporte do Power BI para mais informações. Basta clicar neste link para ir até a tela de atendimento e selecionar qual é o seu tipo de demanda.

Se não houver nenhuma referência ao problema que está enfrentando, você poderá clicar em “Criar tíquete de suporte”, desde que seja um usuário Pro ou Premium, e obter orientação a respeito da sua dúvida.

O portal de suporte do Power BI é também um excelente recurso se você precisa de tutoriais e de acesso à documentação do software. Agora, se você precisa de uma consultoria, suporte exclusivo ou mentoria para implantação ou desenvolvimento de suas aplicações fale com a gente.

Se você está pensando em adotar o Power BI como a solução de Business Intelligence para sua empresa ou departamento saiba como fazer a implantação do Power BI e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio!