Fidelizar clientes é uma das estratégias de relacionamento mais eficientes para o aumento da rentabilidade. Descubra algumas ferramentas e práticas que ajudam sua empresa na fidelização da base.

A fidelização de clientes pode ser entendida como as estratégias de relacionamento que tem por objetivo alcançar e manter elevados os níveis de satisfação do cliente e, consequentemente, aumentar a recorrência e o valor das transações garantindo a permanência dele na base pelo máximo de tempo possível.

Todo empresário tem interesse em desenvolver uma base de relacionamento sólida, aumentando seus lucros e expandindo os negócios. Com conhecimentos básicos é possível aplicar uma boa gestão de relacionamento com efeitos rápidos para sua empresa.

Vamos entender um pouco dos benefícios da implantação desse vínculo entre prestadores de serviços e contratantes.

A gestão de relacionamento com clientes

Conhecido por Customer Relationship Management, o CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e a antecipação das necessidades dos clientes que, quando fidelizado opta por contratar prioritariamente os produtos ou serviços de sua empresa, seja pela boa prestação de serviço, tratamento diferenciado ou algum fator exclusivo que você ofereça.

Apesar de parecer trabalhoso, fidelizar um cliente não precisa ser dispendioso e, às vezes, requer apenas uma boa postura e um atendimento bem trabalhado.

As práticas que auxiliam a fidelização

Para manter seus clientes conectados à sua empresa, existem práticas simples e ferramentas essenciais que, quando bem executadas de maneira correta, ajudam a criar vínculos mais fortes entre as empresas e seus clientes

Use um CRM

Um sistema de CRM é uma ferramenta essencial para o gerenciamento da sua base de clientes. Com ele, é possível ter uma visão 360 graus do cliente onde, numa única busca as informações relevantes e específicas estão facilmente acessíveis e disponíveis para serem usadas em cada contato.

Cadastre corretamente seus clientes

Durante o processo de vendas, informações importantes como perfil do cliente, formas de pagamento e preferências de compra são facilmente coletadas, e podem indicar a maneira como o cliente deve ser abordado futuramente. Formas de contato e perfil geral facilitam a prospectar o seu alvo. Ter um cadastro de clientes atualizado é de vital importância.

Dê atenção aos potenciais compradores

Pessoas gostam de se sentirem importantes. Mesmo que um potencial comprador ainda não tenha feito negócios com sua empresa, continue mantendo contato com ele. Envie periodicamente informações sobre seus produtos e serviços que ele tenha demonstrado interesse em algum momento. Mande um e-mail, ligue discutir sobre os negócios em aberto. Isso faz com que o vínculo entre as partes não esfrie.

Controle a fase de vendas

É extremamente importante saber em que fase da venda cada cliente está. A prospecção, apresentação, negociação ou fechamento definem maneiras específicas de tratamento e relacionamento com os clientes. Estas informações, quando cadastradas no CRM, te auxiliam a separar cada cliente em sua fase e definir melhor como sua equipe de vendas deve atuar para aumentar suas vendas.

Meça o nível de satisfação do seu cliente

Coletar informações sobre os pontos positivos e negativos que o seu cliente sentiu ao longo de cada fase do relacionamento, desde a prospecção até o pós-vendas, permite mapear as forças e fraquezas, seja da área comercial, do faturamento, da expedição, do atendimento ao cliente ou do próprio produto ou serviço. Isso te trará informações valiosas daquilo que você deve manter e exaltar como diferencial de sua empresa e te permite desenvolver soluções rápidas para resolver possíveis falhas apontadas.

Os benefícios da fidelização de clientes

Uma carteira de clientes fiéis pressupõe consumidores ativos, com compras recorrentes e que dão preferência para sua empresa gerando maior rentabilidade e sustentabilidade para o seu negócio. Além disso, o custo de manter um cliente atual corresponde a 1/3 do custo de conquistar um novo.

Portanto, é de fundamental importância entender o vínculo que os seus clientes mantêm com a sua empresa, estabelecer uma estratégia clara de fidelização de clientes e monitorar constantemente os resultados destas ações. Isso pode tornar seu negócio muito mais rentável e sustentável do que você imagina.

Quer saber como conquistar e manter clientes? Uma régua de relacionamento pode ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta