Há algum tempo já é possível encontrar pela internet inúmeros artigos, notícias e comentários sobre o Power BI, relacionando-o a conceitos como Business Intelligence e análise de dados em tempo real.

Para ajudar você a se localizar em meio a tantas soluções e ferramentas inovadoras, apresentaremos, ao longo deste artigo, uma visão geral sobre o Power BI, bem como os benefícios que sua implementação pode gerar aos negócios. Se você tem interesse nesse assunto, não deixe de conferir. Acompanhe!

O que é Power BI?

O Power BI é a solução de Business Intelligence da Microsoft que permite unificar diferentes fontes de dados (mais de 65), para modelar e analisar grandes quantidades de informações, apresentando-as por meio de dashboards e relatórios. Isso permite que os resultados das análises sejam consultados de maneira muito fácil e intuitiva.

Tais análises de dados permitem que eles sejam compartilhados por muitos usuários de uma mesma empresa ou organização. Dessa forma, CEOs e demais líderes empresariais podem dispor, de uma só vez, das informações mais relevantes sobre os seus negócios em tempo real.

Como funciona essa ferramenta?

O Power BI pode unificar todos os dados da sua organização e, também, os provenientes de fontes externas, estejam eles armazenados na nuvem ou localmente.

Isso significa que você pode usar informações do seu próprio Excel, Dynamics CRM, Dynamics NAV, SAP, MailChimp, Salesforce, Facebook, Google Analytics, SQL Server ou dados externos. Por exemplo, dados do IBGE, do Banco Mundial, do SPC e um longo “etecetera”.

Toda essa multiplicidade de fontes de informações assegura que você tenha todos os dados da sua empresa ao seu alcance e em uma única visualização. Uma das principais implicações é poder avaliar, rapidamente, pontos fortes e fracos, além de crescimentos e oportunidades.

Isso traz economia de tempo e, consequentemente, permite que você se concentre em seu core business e em tomar as decisões certas.

Como o Power BI é usado nas empresas?

Por meio do Power BI Desktop, os usuários, com alguns conhecimentos básicos em banco de dados e Excel avançado, podem criar dashboards, gráficos e relatórios de acordo com as suas necessidades. E assim, de forma personalizada e com os dados preparados (modelagem), eles só terão que escolher e arrastar os tipos de gráficos que desejam que apareçam no relatório ou dashboard.

Além disso, o Power BI inclui chamadas de perguntas e respostas com linguagem natural, isto é, sem tecnicalidades desnecessárias. Então, apenas escrevendo “Vendas São Paulo 2018”, podemos ver quais foram as vendas daquele período e região. E tudo isso pronto para projetar construir e usar os dados, a fim de obter informações precisas e acionáveis.

Quais os principais benefícios de utilizar o Power BI?

Há muitos benefícios em utilizar o Power BI e, na prática, sua gama depende das especificidades de cada organização e das características gerais do seu segmento de atuação. Entretanto, há alguns que são quase que universalmente válidos e, por isso, merecem especial destaque. Por exemplo, a ferramenta conta com um aplicativo nativo para celular.

Sendo assim, os usuários podem baixar, em seus smartphones (sejam Android ou iOS), o aplicativo em questão e, com ele, transportar seus dados e relatórios, consultando-os sempre que for preciso. Ao utilizar essa solução, você será capaz de visualizar tudo o que mais interessa, por exemplo:

·        fluxos de caixa;

·        número de oportunidades de negócios;

·        pedidos e suas faturas;

·        a localização geográfica (com o auxílio de mapas) de cada uma de suas vendas;

·        indicadores de performance;

·        acompanhar o andamento das campanhas de marketing, entre outros.

Em suma, o Power BI Desktop auxiliará você a criar e projetar objetos visuais enriquecidos a partir dos dados de sua empresa, sem grandes complicações ou artifícios. Isso poderá ser muito relevante para o crescimento da organização.

Interessado em aprender mais sobre o Power BI? Faça o curso Por Dentro do Power BI e torne-se um expert na ferramenta. Você também pode levar o curso para sua empresa. Quer saber como? Entre em contato.