O mercado dinâmico gera uma demanda cada vez mais intensa sobre os analistas de dados. A pressão por resultados e agilidade é muito grande, uma vez que é preciso
mensurar o trabalho, integrar informações e buscar suporte para tomadas rápidas de decisão.

Além de tudo isso, o ideal é ser proativo e prever tendências, a fim de preparar a companhia para o que pode acontecer e otimizar as decisões. Por essa razão, é fundamental conhecer uma ferramenta que auxilie em todas essas necessidades.

Neste artigo, falaremos sobre o Business Intelligence (BI) e como você pode utilizá-lo a seu favor. Confira!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conjunto de ferramentas que auxiliam na análise de dados e na tomada de decisão. Elas são responsáveis por integrar informações de diferentes fontes, uni-las de forma lógica, encontrar padrões e fornecer insights para a gestão. Ou seja, compreendem a coleta, análise, organização e monitoramento dos dados.

O objetivo é fornecer apoio aos gestores com mais inteligência e agilidade para a liderança do negócio. Assim, é possível estudar melhor as informações relevantes e optar por escolhas saudáveis, que sustentem a continuidade da empresa.

O BI envolve painéis de controle que facilitam a visibilidade dos indicadores e ajudam a eliminar pontos cegos. Com ele, os líderes conseguem alcançar um gerenciamento ideal, adequado às demandas do mercado moderno.

Como o BI ajuda a prever tendências?

Veja, a seguir, alguns pontos que demonstram o papel do BI em uma empresa.

Monitoramento do mercado e concorrentes

O BI é interessante para monitorar dados de mercado e integrar informações da empresa com dados de fontes públicas. O objetivo disso é melhorar ainda mais a antecipação de problemas e oportunidades, a fim de preparar ações proativas. É possível, também, estudar o que os concorrentes têm feito e conseguir insights para melhoria dos produtos/serviços.

Se encontrar alguma fonte de lucro, por exemplo, os gestores podem direcionar os esforços e investimentos a fim de alcançar isso. Caso encontrem algum risco, conseguem trabalhar em ações de prevenção antes da situação se tornar incontrolável.

Análise histórica do comportamento de clientes e prospects

Da mesma forma, o BI permite uma análise completa do comportamento de clientes e prospects. Com esses dados, a empresa consegue prever tendências de compra e criar bases para testar cenários que possam agradar os consumidores.

Esse conhecimento é importante para otimizar o relacionamento com as pessoas, uma vez que a companhia as conhece melhor e pode pensar em estratégias efetivas para satisfazer suas necessidades.

Monitoramento dos indicadores de sucesso do negócio

Se o objetivo é mensurar os resultados do negócio e monitorar os indicadores de sucesso para ajustar pontos necessários, o BI também é a ferramenta certa. O Business Intelligence possibilita que a gestão estude os processos, identifique erros e planeje alterações de acordo com os objetivos traçados. Isso ajuda a fortalecer a comunicação com a equipe e alinhar o trabalho de todos.

Identificação de desvios e falhas em tempo real

Outra vantagem do BI é a mobilidade. Os sistemas podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer dispositivo, o que favorece a análise ágil e rápida dos processos.

Assim, é possível prever tendências e estudar ações proativas em tempo real, sem perder o que está acontecendo. Além disso, a gestão consegue identificar erros no momento em que tudo ocorre, sem deixar que acumulem e se tornem maiores.

Como a Trinity pode ajudar?

A Trinity Relationship Strategy é focada em inteligência de negócios e gestão do relacionamento com clientes, e uma ótima opção para empresas que buscam soluções personalizadas de BI permitindo que você extraia os seus dados e integre diferentes fontes a fim de conseguir insights valiosos de negócio.

Com o nosso apoio, sua companhia será capaz de desenvolver relatórios claros e explicativos, painéis de controle dinâmicos e interativos, bem como outras aplicações personalizadas para antecipar cenários e se preparar inteligentemente para o futuro.

O Business Intelligence é um conjunto de aplicações poderosas que viabilizam decisões rápidas e eficientes, com uma visão completa do negócio. Assim, a organização consegue prever tendências e otimizar a gestão, reduzindo a incidência de erros.

Gostou do conteúdo deste artigo? Entre em contato conosco e entenda mais sobre como levar uma solução de BI para sua empresa.