Já faz algum tempo que o conceito de Business Intelligence tem circulado por meio de processos que englobam o uso da tecnologia e da inteligência voltada para os negócios, tudo isso com o intuito de aprimorar o desempenho e desfrutar de uma série de benefícios. Reduzir custos na empresa com B.I. é um deles.

Mas afinal, o que é B.I.? Business Intelligence, ou em português, Inteligência de Negócios, diz respeito ao processo que envolve a coleta, organização, análise, controle e o ato de compartilhar informações que forneçam um apoio para uma boa gestão dos negócios.

Engloba uma série de métodos, de estruturas, teorias, ferramentas tecnológicas e todos esses elementos em conjunto trabalham para fazer com que os dados brutos obtidos se tornem informações relevantes e úteis para as tomadas de decisões e elaboração de estratégias.

Ao longo deste artigo, listamos as principais formas de efetuar a redução de custos nas empresas usando o B.I. Continue a leitura e confira.

Realização de controle de estoque

Com o uso de diferentes ferramentas tecnológicas, é muito mais simples para uma companhia ser capaz de efetuar a análise das necessidades pertinentes ao estoque e assim poder tirar o máximo de aproveitamento correto do espaço que está sendo disponibilizado, sendo fundamentado pela demanda de mercadorias.

Ter produtos em falta é prejudicial, assim como o excesso em estoque também pode acarretar o desperdício de recursos. Isso precisa ser evitado a todo custo.

Para que isso não ocorra, o indicado é usar o B.I. O Business Intelligence permite o gerenciamento do estoque, de acordo com os parâmetros da oferta e da procura. Desse modo, a empresa pode reduzir despesas de maneira significativa e fazer investimentos em outros setores.

Otimização e agilização das campanhas de marketing

No momento atual, o Business Intelligence averigua o desempenho das campanhas de marketing e faz uma análise dos indicadores que têm a ver com os resultados, como o engajamento do público consumidor, a geração e conversão de leads etc.

Desse modo, torna-se viável realizar um investimento dando prioridade aos elementos que concederão mais vantagens para a empresa, o que possibilita a redução de gastos e a elevação da qualidade das ações.

Auxílio nas operações de compra junto a fornecedores

Uma das coisas mais apreciadas por qualquer instituição é fazer a contratação de fornecedores que proporcionem o melhor custo-benefício possível. Ao se fazer uso do Business Intelligence, esse intuito pode ser atingido.

Pelo fato do B.I. utilizar uma série de indicadores, como eficiência, tempo de entrega, custo, entre outros parâmetros, fica mais fácil e menos custoso realizar as compras.

Redução de custos na empresa com auxílio do Business Intelligence

Reduzir custos na empresa com B.I. é uma prática plenamente possível, como pudemos observar no decorrer do artigo. Devido ao fato do B.I. otimizar processos e recursos, consequentemente as despesas diminuem de forma bastante expressiva.

Já que o B.I. é tão útil e relevante, que tal escolher uma boa ferramenta para lhe auxiliar? Para ajudar você nisso, faça o download do nosso e-book, onde lhe mostraremos como escolher uma ferramenta de B.I. Confira!