Saiba o que é necessário para se tornar um especialista em BI

Vivemos hoje em um mar de dados. Geramos mais informações do que nunca na história da humanidade e isso gera uma complexidade maior para a gestão das empresas. Da mesma forma, o avanço tecnológico tem criado uma demanda cada vez maior por insights para melhores decisões, análises rápidas, previsão de tendências e por um bom filtro do que é relevante para estimular o crescimento.

Um profissional que tem essas habilidades é o especialista em BI. Para saber o que é preciso para se tornar um bom analista, acompanhe este artigo!

Essa área é mesmo relevante no Brasil?

A tecnologia está gerando mudanças em diversos setores e campos profissionais. Nas empresas, ela tem estimulado os gestores a se concentrarem em competitividade e em algo mais do que simplesmente a qualidade de um produto/serviço. Para conseguir um destaque, é preciso saber analisar dados e extrair conclusões sólidas deles. A intuição já não é mais suficiente para guiar as novas abordagens.

Contudo, isso é um grande desafio, tendo em vista que a quantidade de informações geradas em tempo real atualmente é assustadora. Um estudo da EMC apontou que serão produzidos 40 trilhões de Gigabytes até 2020.

Nesse sentido, o business intelligence (BI) está sendo proposto como uma solução para auxiliar as empresas na organização, filtragem, limpeza e análise de dados relevantes. Afinal, desse conjunto enorme de informações, 90% são desestruturadas, o chamado “lixo digital”, e precisa de um tratamento especializado.

O objetivo é conseguir base para novas estratégias de negócio e diminuir os riscos com as decisões. Assim, é possível aproveitar oportunidades, contornar crises e oferecer mais valor para os clientes.

Por conta disso, a demanda por profissionais tem aumentado muito. Afinal, para que essa função seja realizada de forma efetiva, é preciso que alguém tenha os conhecimentos necessários e saiba operar os sistemas de BI.  Segundo a IDC, o mercado mundial de business intelligence movimentará cerca de 187 bilhões de dólares em 2019. O Brasil, evidentemente, segue a tendência dos outros países.

Quais são as atribuições de um especialista em BI?

O especialista em BI é o profissional que se preocupa em gerar um conhecimento consistente para suportar as tomadas de decisão. É ele quem acompanha o mercado, monitora o desempenho das atividades, estuda cenários distintos e gera conclusões facilmente compreensíveis para os superiores.

Ou seja, a função dele é analisar situações e variáveis, como o comportamento dos clientes, identificar padrões e tendências relevantes e exportar isso para que estratégias sejam criadas. Também deve organizar as informações e filtrar indicadores e métricas que valem a pena acompanhar.

Assim, os gestores conseguem tomar decisões em tempo real e optar por abordagens seguras e confiáveis para otimizar processos e garantir bons resultados lucrativos.

Quais os conhecimentos necessários para se tornar um profissional da área?

Um analista de business intelligence,  no geral, precisa dominar negócios, tecnologia, finanças e administração. Ter conhecimentos de matemática, estatística e proficiência no inglês. Ademais, é importante saber construir dashboards e gerar relatórios inteligentes. A área envolve habilidades e a visão de todos esses campos. Também é preciso entender conceitos de mineração e ciência de dados.

Além de tudo isso, o profissional precisa conhecer o business intelligence de forma prática e saber utilizar plataformas de análise e inteligência de negócios, como o Power BI.

O BI é uma área com alta demanda, pois oferece benefícios concretos para quem busca analisar dados e tomar decisões acertadas em tempo real. O analista que estudar esse campo terá a função de extrair dados de diferentes fontes e sistemas, normatizar, cruzar e modelar esses dados, gerar informações a partir dos dados existentes, construir dashboards e relatórios eficientes. Assim, estratégias efetivas poderão ser criadas para gerar mais lucro e crescimento.

Agora que você já sabe o que é importante para se tornar um especialista em BI, aprenda a dinamizar seus dados e dominar seus negócios com o Power BI a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que está revolucionando o mercado!