Conheça o valor dos dados que a sua empresa possui e saiba como extrair destes dados as informações necessárias para alavancar o crescimento da sua empresa e aprimorar suas operações.

Pode até parecer mentira, mas analisar e entender o passado de uma organização pode trazer muitos insights para direcionar seu presente e seu futuro. Porém, como isso é possível? A resposta é simples: por meio implantação de análise estatística nas empresas. A partir dela, torna-se possível identificar os dados produzidos pelo negócio e, mais do que isso, extrair informações importantes nesse processo.

Adiciona-se a isso o fato de o mundo estar cada vez mais globalizado, junto à necessidade de qualquer organização se adequar às mudanças de cenário em seu mercado. Isso só reforça que a análise de dados é de extrema importância para o seu sucesso.

Por esse motivo, vamos falar um pouco mais sobre a realização de uma análise estatística de dados e como ela pode ajudar qualquer empresa a caminhar em direção aos seus objetivos.

Benefícios da análise estatística

Abaixo relacionamos algumas vantagens em implementar a análise estatística de dados nas empresas.

Ajuda na busca por efetividade

O dia a dia empresarial precisa, muitas vezes, de um direcionamento efetivo em relação aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, caso haja informações que sejam precisas, há a possibilidade de identificar padrões de comportamento do negócio que vão auxiliar no cumprimento desses objetivos.

Auxilia na tomada de decisões

Nem precisamos falar aqui o quanto a tomada de decisão é algo importante para qualquer empresa e como ela deve ser feita de maneira consciente.

Então, ficará muito mais fácil tomar uma decisão se ela for baseada em informações confiáveis que diminuam as chances de erro e que ajudem a otimizar ações.

Aponta possibilidades de melhorias

Analisar dados também apoia a capacidade de um gestor de identificar elementos que são gargalos no negócio para aplicar melhorias nesses pontos.

Por isso, quando ele tem as informações e os dados adequados em mãos, junto à sua expertise de negócio, fica muito mais fácil de identificar essas melhorias e contribuir para que elas sejam implantadas o quanto antes.

Direciona melhorias em produtos e serviços

Com a análise de dados, é possível identificar também quais partes do seu produto podem ser melhoradas de diversas formas. Basta entender qual é o caminho que o cliente deve percorrer e identificar quais deles estão realizando isso de forma efetiva.

Outra maneira de alcançar esse objetivo é identificar padrões de reclamações feitas pelos clientes para posterior análise de melhorias a serem aplicadas no serviço. Assim, será possível auxiliar sua equipe de produto nos próximos passos de seu “roadmap”!

Dicas para coletar e analisar dados

1. Saiba o que coletar

Tenha em mente que é necessário entender quais dados são relevantes para representar o real funcionamento da empresa e que estejam alinhados com seus objetivos.

Para isso, um bom método de coleta, que enriqueça os dados do cliente a cada vez que ele interagir com a companhia, é fundamental. Afinal, o mais importante para a análise estatística é a qualidade dos elementos trabalhados, não a quantidade.

2. Colete os dados com excelência

Após definir o que coletar, assegure que o processo de coleta de dados seja feito de maneira excelente. Preze também pela qualidade e pela eficiência da coleta, para que eles não sejam extraídos de forma inconsistente.

Se formos falar de melhores práticas de gestão, sugerimos contar com a ajuda de uma ferramenta de Business Intelligence (ou BI) para realizar essa tarefa. Com ela, é possível coletar dados em massa, de diversas maneiras, de modo a auxiliar em sua posterior análise.

3. Faça uma boa análise

Caso a seleção e a coleta de dados tenham sido feitas da maneira correta, já temos um primeiro grande ganho em relação ao tempo de análise, pois isso elimina a chance de analisar dados considerados inúteis para o negócio.

A partir disso, comece a pensar em como esses dados poderão ser divididos para que seja feita a melhor análise possível, ou seja, separá-los em categorias para facilitar esse processo. Nessa etapa, a tecnologia também facilita ao fornecer insights e direcionamentos futuros por meio da própria ferramenta de BI.

Técnicas para a análise estatística nas empresas

Agora vamos conhecer algumas técnicas apuradas para implantar efetivamente a análise estatística nas empresas.

Análise em categorias

Esse meio de análise é um dos mais recorrentes e bem-sucedidos nas organizações. Ele se refere ao levantamento das categorias mais frequentes em toda a base de dados, o que possibilita o agrupamento de certas características em grupos bem determinados.

A análise de categorias se baseia na ideia de que uma determinada faceta do processo agrega maior valor ao gestor quando há uma ampla frequência dessa característica na base de dados. Assim, os procedimentos são quantitativos e se concentram no número de aparições de elementos específicos.

Análise semiótica

Esse modelo de análise estatística tem como principal função o estudo dos procedimentos relacionados à construção dos significados, buscando compreender como os dados se comportam e como podem ser transformados em informação valiosa para a organização.

O interessante é que a abordagem, aqui, é mais qualitativa, o que possibilita a percepção da influência de determinados fatores no resultado final da análise. Assim, vários significados e níveis de importância podem ser atribuídos ao que foi encontrado, facilitando a categorização.

Tabulação

A tabulação é o processo que garante que os dados, até os mais brutos e não estruturados, sejam transformados em informação relevante.

Ela se relaciona à contagem das respostas após o procedimento de codificação dos dados coletados em uma determinada pesquisa. E se divide em dois tipos principais:

  • simples, quando ocorre a contagem de casos de acordo com cada variável analisada;
  • cruzada, quando os resultados se relacionam com duas ou mais variáveis da análise.

Teste de hipótese

O teste de hipótese é uma ferramenta própria da estatística que se baseia na utilização de uma amostra aleatória extraída de um determinado grupo com o objetivo de testar uma afirmação sobre uma característica dele.

Dessa forma, fica fácil testar se determinados resultados são uma simples variação ou um padrão de comportamento. Com o teste, é possível realizar análises precisas sobre o nível de produtividade dos colaboradores e índices de satisfação de clientes de uma região, por exemplo.

Implantação de tecnologias de análise estatística

Para conseguir resultados de forma precisa, uma plataforma de Business Intelligence, por exemplo, é uma ótima medida para que a sua empresa ganhe em produtividade, agilidade e credibilidade por meio de monitoramento em tempo real.

Para operar com essa ferramenta, é importante contar com parceiros com sólida experiência na produção de inteligência de negócio. Afinal, a interpretação dos seus dados deve ser realizada por profissionais especializados, já que o resultado dessa análise vai embasar as próximas decisões da sua companhia.

Como pudemos ver no texto, a aplicação efetiva de estatística nas empresas já é uma realidade. Como atesta a prestigiada revista Forbes, os usuários de internet produzem cerca de 2,5 quintilhões de dados por dia. Por isso, é uma ótima ideia investir na análise de dados para alavancar a produção de informação relevante para o seu negócio.

Gostou do post e quer saber mais sobre análise de dados? Então, aproveite a visita e leia agora mesmo o nosso post sobre a influência da análise de dados para conseguir decisões mais assertivas!

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