Para poder atuar com eficiência, a sua companhia depende da obtenção de informações confiáveis. Para tal finalidade, a inteligência competitiva e inteligência de mercado podem ser de grande auxílio e, dessa forma, viabilizar a conquista de melhores resultados.

Mas qual a diferença entre elas? É justamente o que explicaremos ao longo deste artigo, bem como a relevância de cada uma para o seu negócio.

As principais diferenças entre inteligência competitiva e inteligência de mercado

De modo geral, a inteligência de mercado está ligada à coleta e análise de dados para que seja possível um entendimento mais amplo do segmento de mercado o qual a sua organização faz parte. O objetivo é compreender o cliente e o comportamento de compra que ele apresenta. Ou seja, seu foco principal reside no cliente.

Por outro lado, a inteligência competitiva usa a coleta e subsequente análise dos dados para poder entender melhor como funciona a concorrência e quais as condições em que ela se encontra.

Continuando a falar de inteligência competitiva, vale informar que ela age com dados relacionados às estratégias e técnicas de empresas que fazem parte da concorrência, assim como as suas respectivas porcentagens de participação no mercado, qualidades, pontos fracos e o tamanho do impacto que podem exercer sobre o seu negócio.

Tendo em vista que a inteligência de mercado está focada no cliente, é muito comum o uso de análises de estatísticas sociais e econômicas. Um exemplo prático disso: consideração de dados demográficos, populacionais, demandas, entre muitos outros.

Elas detêm focos diferentes um do outro, e a maneira de aplicar os planos e estratégias também se altera. É com a ajuda da inteligência de mercado que você é capaz de levantar informações que possibilitam a sua empresa elaborar novos produtos e serviços, aprimorando aqueles que já estão presentes no seu catálogo para conquistar novos clientes e os fidelizar.

Já no que se refere à inteligência competitiva, é plenamente viável a construção de variadas estratégias para poder sair à frente da concorrência, elaborando formas bastante específicas para se destacar, a fim de conseguir uma posição mais privilegiada no mercado.

Relação entre inteligência competitiva e inteligência de mercado

A inteligência competitiva e inteligência de mercado possuem focos distintos, de maneira que não deve haver confusão entre elas durante o processo de desenvolvimento do planejamento estratégico de sua companhia e na gestão como um todo.

Porém, a intenção de ambas é diminuir ao máximo os riscos do negócio e obter uma elevação no desempenho geral da companhia, com um aumento expressivo dos lucros e receitas.

Esses dois tipos de inteligência podem ter ações complementares. É possível que, por exemplo, uma parcela dos clientes opte pela concorrência por uma série de motivos.

Nesse caso, você pode usar a inteligência de mercado para compreender os motivos que levaram o cliente a fazer essa escolha. Já a inteligência competitiva pode ser usada para estudar o que a concorrência fez para obter esse resultado e o que você pode apreender disso para reverter a situação a seu favor.

A importância de ambas para o seu negócio

A importância da inteligência competitiva e inteligência de mercado é que, com a ajuda delas, você pode aprimorar os resultados do seu negócio, elevando o índice de vendas e dando mais base para fundamentar as suas ações de marketing por meio do desenvolvimento de estratégias e elaboração de planos.

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