Um projeto de BI de sucesso tem como objetivos agilizar o processo de geração de indicadores, disponibilizando dados de forma simples e intuitiva, e propiciar um ambiente mais seguro para a tomada de decisões baseadas em dados.

Contudo, ao implementá-lo, existem alguns pontos que precisam ser observados, como as reais necessidades da empresa, os objetivos a serem alcançados com o projeto e o preparo de todas as equipes para utilizar a ferramenta.

Neste artigo, abordaremos quais são esses pontos que garantem o sucesso da implementação de um projeto de Business Intelligence. Confira!

Identifique as necessidades de sua empresa

Antes de pesquisar por soluções de BI para a sua empresa, é preciso ter um profundo conhecimento sobre quais são as necessidades de cada área de negócio em relação a um projeto de BI.

Para isso, levante-as junto de cada setor e verifique a relevância de cada uma das solicitações para a estratégia da empresa, pois, caso contrário, você contratará uma ferramenta que não supre suas necessidades, ou que possui funcionalidades desnecessárias.

Decida quais indicadores que serão mensurados

Todo tipo de informação sobre sua empresa é importante, mas quais são as informações que possuem relevância para o processo de gestão e tomada de decisões? Ao responder a essa pergunta, a definição dos indicadores a serem acompanhados se torna mais fácil.

É verdade que, por meio de um projeto de BI, tudo pode ser mensurado, mas a questão é se vale a pena mensurar tudo. Escolha os indicadores que representam informações fundamentais e que servem como base para avaliar o desempenho de um setor ou processo.

Avalie o TCO da solução

Atualmente, existem diversas de ferramentas de BI que atendem aos mesmos objetivos de negócios. Porém, elas possuem com características específicas de contratação, por exemplo, algumas ferramentas podem cobrar por usuário, outras por servidor independentemente da quantidade de licenças.

A modalidade de comercialização também deve ser levada em consideração. Algumas ferramentas vendem as licenças, outras comercializam o software como serviço. Outro ponto importante a considerar é o investimento em hardware e o custo de expansão.

Considerando estas variáveis, calcular o TCO (Total Cost Of Ownership) da solução é fundamental durante o processo de seleção.

Envolva toda a equipe e explique as metas

Uma das maiores falhas na implantação de um projeto de BI, independentemente do tamanho da empresa, é ignorar o fator humano durante o processo.

Para se alcançar o sucesso, é preciso envolver todas as equipes no processo de implantação, explicar quais serão os benefícios que a ferramenta trará para cada setor e para a empresa e capacitá-los por meio de treinamentos para operar a ferramenta.

Outro ponto de extrema importância é o apoio e a participação ativa da alta gestão durante todo o processo. Se a empresa possui uma cultura de inovação incutida em seus colaboradores e gestores, não existirá muita resistência ao projeto. Contudo, se a empresa é mais tradicionalista e seus colaboradores possuem certa aversão ao uso de novas tecnologias, o processo poderá se complicar.

Independentemente do cenário cultural de sua empresa, contar com uma empresa especializada em BI para realizar a implantação do projeto é essencial, pois ela saberá identificar quais são as necessidades de sua empresa e indicar as soluções mais adequadas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como ter sucesso na implantação de um projeto de BI, que tal descobrir como escolher a ferramenta de Business Intelligence ideal para sua empresa?