As ferramentas de CRM e de BI são dois elementos de suma relevância para o desenvolvimento e evolução dos negócios, principalmente nesta era de transformação digital constante.

É com o auxílio dessas ferramentas que se torna possível a automação de uma série de atividades e a otimização de tempo e recursos. Soluções como Dynamics 365 e Power BI são exemplos dessas ferramentas.

A evolução do CRM e BI

Em cada período no decorrer da história, as ferramentas de CRM e BI foram evoluindo, progressivamente. Quando a tecnologia começou a ser utilizada para o aprimoramento e expansão dos negócios, utilizava-se de técnicas, métodos e objetos mais simples. Os tempos mudaram e com isso essas ferramentas também se transformaram.

Mas não é só o tempo que influenciou no quadro evolutivo dos instrumentos de BI e CRM. As mudanças ocorridas no interior do próprio negócio do cliente se constituíram também nas transformações dessas ferramentas. Acompanhar todas essas mudanças é muito importante para alinhar a sua empresa à era digital e deixá-la em acordo com as novas necessidades que vão surgindo.

No decorrer desse artigo, explicaremos a importância de uma estratégia de sustentação em ambos os sistemas e as vantagens de manter este tipo de serviço. Acompanhe!

Sustentação e suporte

Os conceitos e estratégias de Gestão do Relacionamento com Clientes e Business Intelligence sofrem atualizações e (re)evoluções constantes e, as ferramentas que suportam estas estratégias precisam, necessariamente, passar por adequações para acompanhar esta evolução.

É um erro acreditar que após a entrada do sistema em produção, nunca mais será preciso pensar na ferramenta e que as customizações e desenvolvimentos realizados durante a implantação atenderão a empresa para sempre.

Adotar uma estratégia de sustentação das ferramentas de CRM e/ou BI deve ser considerada tanto pela área de negócios, quanto pela área de tecnologia, a fim de que as manutenções, sejam elas corretivas ou evolutivas, tenham uma periodicidade adequada e tempestividade de execução para garantir que os sistemas não se tornem um gargalo no crescimento e desenvolvimento da organização.

As manutenções nos sistemas de CRM e BI

Dentro de um plano de sustentação das ferramentas de CRM e BI dois tipos de atividades são fundamentais: as manutenções corretivas e as manutenções evolutivas.

Entende-se por manutenções corretivas as manutenções que tem como objetivo sanar algum eventual problema que o sistema possa ter apresentado. Uma pequena falha, “travas”, bugs, enfim, a lista de possíveis erros e problemas nesses sistemas é diversa. Ou seja, situações que, atrapalham o andamento das atividades, atrasando-as e/ou dificultando-as. O objetivo é o de sanar a ocorrência das falhas, trazendo a ferramenta de volta à normalidade.

Já a manutenção evolutiva, corresponde a uma série de ações e procedimentos, tais como, atualização de versão, parametrização, customização e desenvolvimentos de novas funcionalidades com o intuito de aprimorar o sistema, mantendo-o sempre aderente às operações da empresa, principalmente, depois que ocorrem alterações nos processos e nas diretrizes do negócio.

As manutenções evolutivas visam a tornar os sistemas de CRM e BI cada vez mais completos, mais robustos e mais avançados, sempre acompanhando a evolução estratégica, conceitual e tecnológica da companhia.

Suporte às ferramentas

Dentro do plano de sustentação das ferramentas vale considerar a possibilidade de terceirização dos serviços de manutenção evolutiva e corretiva. Isso porque as vantagens de ter uma consultoria especializada atuando na adequação do CRM e do BI às necessidades de sua empresa são significativas. Vejamos:

  • Custos reduzidos: os custos de terceirização deste serviço podem ser bem menores se comparados ao custo de manter uma equipe dedicada à manutenção e suporte das ferramentas. Isso porque você pode contratar um pacote de horas mensais ou mesmo horas avulsas que são consumidas na medida em que ocorrem as demandas.
  • Agilidade na execução: empresas de consultoria em manutenção e suporte às ferramentas de CRM e BI possuem um alto grau de especialização técnica nas ferramentas e relacionamento estreito com os fabricantes dos softwares. Isso dá a elas um conhecimento maior do comportamento destes sistemas e agilidade na resolução de falhas e erros comuns. Mas, principalmente, elas são capazes de agir de forma preventiva, justamente adotando ações que visam a evitar que falhas ou bugs conhecidos em outros clientes ocorra no seu negócio.
  • Expertise compartilhada: quando a necessidade for uma manutenção evolutiva, que visa adaptar a ferramenta ao novo processo da empresa, por ter uma carteira de clientes diversificada, as consultorias especializadas em CRM e BI são capazes de apresentar soluções funcionais mais assertivas aproveitando ao máximo as funcionalidades nativas da ferramenta e adaptando-a com base na experiência de seus cases de sucesso.

Terceirizar o suporte e manutenção das ferramentas de CRM e BI significa que a sua organização terá acesso constante ao que há de melhor e mais atualizado destas tecnologia sem, para isso, ter que fazer grandes investimentos.

Portanto, antes de considerar internalizar a sustentação, manutenção e suporte do Dynamics 365 ou do Power BI, fale com a gente! E se quiser estar sempre por dentro de assuntos relacionados ao mundo dos negócios e tecnologia, assine nossa newsletter e receba mensalmente nossas novidades!